Por que se importar com a Marca Pessoal?
Num mundo altamente tecnológico, visual, concorrido, a resposta mais óbvia, é a positiva.
Porém, alguns elementos podem intensificar a importância, que irá compor o sucesso e consolidação, seja dentro ou fora da internet.
É disso e muito mais que vamos conversar neste primeiro episódio da Série Marca Pessoal.
Aproveite e boa leitura!
O EU por trás da marca
De antemão é preciso entender que Marca Pessoal corresponde a imagem que quer passar a outras pessoas, quiçá, o mundo. Entretanto, isso pode se aplicar seja no ambiente da internet ou não.
O objetivo operacional é alcançar três elementos: atração de clientes, ampliação das redes de contatos e criação de parcerias.
Contudo, para execução é necessária à sua personalidade. Explico. O seu EU por trás da marca será, o diferencial, pois, o seu empreendimento deve refletir as suas características pessoais essenciais.
De certo modo, isso gera uma resistência atualmente em empreendedores de pequenos negócios que temem demonstrar sua personalidade pessoal na sua marca, por considerar irrelevante.
Pelo contrário, o público busca autenticidade, que em questão é se identificar com o produto, e quando se destaca a personalidade, ou seja, EU, o produto gera empatia.
E no conjunto estão suas habilidades e valores que auxiliam no destaque de sua Marca Pessoal.
Desenvolvimento e Presença Online
Citamos no tópico anterior que entre as metas da Marca Pessoal está a ampliar a rede de contatos, que no linguajar do marketing digital é o bom e velho networking.
Portanto, ele estará inserido entre os elementos que desenvolverão a marca. Que consiste na sua participação, por exemplo, em eventos que tenham relação com seu produto.
Outro ponto é a atualização, em outras palavras, a disposição para estudar o mercado e suas inovações, seja por meio de livros, artigos, entre outras ferramentas.
Um próximo elemento é o desenvolvimento das próprias habilidades e valores que corresponde aquilo que citamos no tópico anterior que se relaciona a sua personalidade. Ou seja, no que você é bom? Quais suas habilidades? Quais valores são inegociáveis para desejar transparecer em sua marca?
Sabendo responder essas e outras perguntas e executá-las trará autenticidade e coerência, fato agradável ao público consumidor.
A presença online está associada à criação de perfis nas redes sociais, como Instagram, Facebook, LinkedIn, Twitter, Threads, YouTube, TikTok, entre outros. E claro, não esquecendo e desconsiderando os tradicionais sites e blogs.
O objetivo aqui é claro e evidente, aumentar a sua visibilidade online e criar credibilidade, já que via internet o alcance é muito maior.
Vale ressaltar que muitos destes elementos serão abordados com mais detalhes nos outros episódios da série.
Os bastidores como triunfo da Marca Pessoal
Se a empatia e identificação são elementos que o público busca numa Marca, a divulgação dos bastidores as potencializa.
E isto consiste, por exemplo, em vídeos curtos dos bastidores mostrando o ambiente de trabalho, os processos criativos, reuniões e outros aspectos do dia a dia profissional. Ou lives no Instagram e Facebook, YouTube para o compartilhamento autêntico e espontâneo são ideais para os acontecimentos em tempo real.
Caso opte pela escrita, os blogs e artigos são ótimos aliados de onde se pode detalhar experiências, aprendizados, e os desafios apresentados durante todo o processo. Este tipo de conteúdo escrito promove uma experiência profunda e reflexiva.
Outro elemento que está na moda é o podcast. Se tem a oportunidade, explore essa ferramenta para detalhar os bastidores do seu produto ou desenvolvimento da marca, além de contar sua jornada pessoal e profissional.
Consistência e reputação
A consistência da Marca Pessoal se refere a ações, comunicações que irão construir a sua credibilidade. Isto gera confiança no público que tanto pode ser online ou físico; composto pelos funcionários, fornecedores etc.
Nelas estão incrementadas as ações; seja de marketing, atendimento, resoluções de problemas… que poderão ser lembradas pelo seu público. E o sucesso desta empreitada é repetição, ou seja, consistência é sinônimo de repetição.
Essa consistência facilita a administração da reputação, onde ações, comportamentos são alinhados com a marca baseando-se no valor e propósito.
Entretanto, tenha uma identidade forte que consiste em definir nos atributos essenciais que deseja explicitar aos seus clientes para que se torne único e lembrado.
Outro ponto marcante, é ter uma história, todos gostam de uma boa história, e se conseguir expor e contá-la de forma que toque seu público emocionalmente e que se relacione com os valores que escolheu, ganhará muitos pontos em sua reputação.
E claro, tudo isso alinhado com a consistência para a promoção deste objetivo; e nisto estão incluídas especialmente as ações e interações por meio das Redes Sociais.
Diante de tais aspectos elencados, a Importância da Marca Pessoal tem o potencial de te destacar em meio a “multidão”. Por meio da autenticidade e credibilidade que transmite em suas ações.
Esse cuidado abrirá portas e oportunidades ao longo de sua jornada pessoal e profissional.
Então, já pensou em sua Marca Pessoal? Pense em Action Lead!
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Confira o episódio 2 da Série Marca Pessoal!