Instagram

O que é o Instagram?

Instagram é a junção da palavra “instant” (câmera) e “telegram” (telegrama). Ou seja, captura e compartilhamento de mensagens. 

Nada mais compatível com essa que é atualmente a quarta maior Rede Social do mundo com mais de 2 bilhões de usuários.

Por isso, te fazemos o convite para “rolar o feed” e acompanhar os detalhes do fascinante Instagram.

A história do Instagram

Um brasileiro deu início a essa história de sucesso. O nome dele é Mike Krieger, engenheiro de software à época (2009) em parceria com o amigo programador Kevin Systrom, criando a rede social Burbn (nome inicial).

A ideia inicial era oferecer um aplicativo que fornecesse aos usuários prêmios pela confirmação de convívio com os amigos, uma espécie de “check-in de amizade”. Entretanto, as ações dos usuários forçaram estes criadores a mudarem a rota do projeto; pois, ficou demonstrado que o principal uso do aplicativo era o compartilhamento de fotos. 

O lançamento oficial da plataforma se deu em 2010, já com o nome Instagram. Em 2012, foi vendida para o Facebook, que hoje é o Meta Platforms Inc., pelo seu CEO e conhecido Mark Zuckerberg, pela bagatela de US$1 bilhão. 

Neste ano de 2010 o aplicativo era direcionado apenas a IOS e, somente em 2012 ganhou sua versão Android com 1 milhão de download em 24 horas.

Características da plataforma

Permite compartilhar fotos e vídeos pelo celular ou computador. Seguir perfis de amigos, conhecidos, influencer entre outros. Onde se visualiza publicações no Feed, Stories, Reels e Live. 

Neles há uma interação por meio de curtidas, comentários, reações e o famoso Direct (mensagem em privado).

Ao cadastrar-se, seja pelo aplicativo ou site, e fazer as devidas configurações básicas, estará apto a seguir outros usuários e fazer postagens.

Principais recursos

BIO – local de inserção de informações sobre o seu perfil. Podendo adicionar uma breve descrição, marcar outras contas com o @, inserir emojis, links externos e até música.

Feed – reúne suas fotos e vídeos e de seus seguidores. Além das publicações sugeridas pela rede social. Nele os posts não expiram permanecendo na grade do seu perfil. 

Stories – publicações excluídas após 24 horas. Possibilitando compartilhar fotos, vídeos ou texto, e personalizando com filtros, música, GIFs, cores e links, entre outros recursos.

Reels – vídeos com até 15 minutos de duração. Postados tanto no Feed ou na aba Reels. Tendo entre os recursos de edição, os filtros.

Live – permite transmissões ao vivo, individuais ou com até 4 contas, tendo integração com os Stories. 

Direct – ferramenta para enviar mensagens privadas aos seguidores e para se criar grupos.

Explorar – aba que permite descobrir novas publicações por meio de recomendações que se baseiam nas interações. Seja por curtidas, comentários ou seguidores. 

Hashtag – serve como elemento organizador dos conteúdos na plataforma. Por meio delas você acompanha postagens sobre tópicos ou temas específicos.

Notificações – avisa quando ganha-se seguidores, recebe mensagens, quando é marcado em publicações ou recebe curtidas e comentários. 

 

Concorrência

Atualmente a maior concorrente da Rede Social de Mark Zuckerberg é a chinesa Tik Tok, pertencente ao grupo Byte Dance, com mais de 1 bilhão de usuários, estando em sexto lugar no ranking das Redes Sociais mais utilizadas no mundo.

Nesta “concorrência” estão também o Twitter, Kwai, Snapchat, YouTube, e o próprio Facebook do mesmo Mark Zuckerberg.

Recentemente o Instagram lançou o aplicativo Threads para concorrer com o Twitter de Elon Musk, focado em textos curtos. 

Público-alvo do Instagram

Corresponde a faixa etária de um público de 25 a 34 anos. Onde a perspectiva é que 1,16 bilhão de pessoas são alcançadas por meio de seus anúncios.

Gostou de saber o que é o Instagram? Siga a Action Lead por lá!

Confira outros conteúdos em nosso Blog!

Gostou? Compartilhe!