LinkedIn

O que é o LinkedIn?

O LinkedIn é uma rede social voltada para o mundo do trabalho. Gerando-se conexões, busca por oportunidade de emprego e compartilhamento de experiências.

Ou seja, constrói e fortalece as relações profissionais, promove marcas e empresas, intensifica as relações de grupos e comunidades, fornece criação de ideias ou insights, e claro, um aprendizado contínuo.

É a rede social do trabalho.

História do LinkedIn

Começou numa sala de estar do cofundador Reid Hoffman e foi lançado oficialmente em 5 de maio de 2003. 

Quatro anos depois, (2007), tinha mais de 16 milhões de usuários registrados, que abrangiam indústrias e regiões econômicas que se classificavam pelos serviços prestados.

Com o passar dos anos (2015), a rede social já possuía mais de 347 milhões de usuários registrados em mais de 200 países. 

Em dezembro de 2016, a Microsoft concluiu sua aquisição do LinkedIn, reunindo o maior serviço de nuvem profissional do mundo associado à maior rede profissional do mundo.

A plataforma está hoje sob a liderança de Ryan Roslansky. Contando com 1 bilhão de usuários e no Brasil com 67 milhões.

Funcionalidades

Perfil

Como as demais redes sociais existentes, cria-se o perfil para identificação de outros usuários. Consiste em adicionar informações de nome, foto, idade, vida profissional, antigos trabalhos, trabalhos realizados, entre outras informações. Ou seja, exatamente como um currículo.

Feed  

A página principal, se alocam notícias, atualizações, informações, posts, artigos, etc. Podendo-se interagir por meio de compartilhamento, comentários, e o botão “gostei”.

Conexões

São as amizades conquistadas na plataforma, por meio desta conexão encontram-se pessoas conhecidas, referências profissionais ou novos contatos. Se especificando em três níveis ou graus conforme a proximidade com o contato.

Pulse

Local para escritas de artigos, do qual podem ser compartilhados. Funciona como uma espécie de blog na plataforma, podendo fornecer um conteúdo escrito denso, que promova interação e que seja estratégico para o objetivo profissional.

Grupos

São caracterizados por serem locais, ou seja, uma interação de pessoas que possuem os mesmos interesses segundo as informações alocadas no perfil, em suma, a mesma área de atuação profissional. O objetivo é dividir experiências, gerar contatos, fornecer oportunidades de trabalho entre o grupo de usuários.

Objetivos do LinkedIn

Um dos primeiros é criar uma rede de contatos (networking), na qual se trocam informações, exercem recomendações de colegas de trabalho, demonstram felicitações, entre outras atividades.

Sendo uma rede focada no universo profissional, acaba funcionando como um grande currículo, e, na prática, é exatamente isso que ocorre. Ela é a apresentação do seu portfólio dentro do seu perfil. Do qual se pode acrescentar elementos de carreira na linha do tempo, organizar projetos, cursos e qualificações.

Contudo, se entre seus objetivos está construir uma imagem pessoal, é um meio excelente que se dará pela interação e tipo de abordagens com os usuários, os posts e artigos que publica.

Por outro lado, se for uma empresa, a plataforma ajuda no seu objetivo na contratação de profissionais especializados por sua gama de milhões de pessoas que fornece.

Mas se o objetivo for procurar emprego, há uma gama gigantesca de empresas oferecendo vagas, seja em CLT ou Freelancers.

E claro, nela pode-se vender seus serviços ou trabalhos. Por meio dos seus contatos ou grupos de interesse. Sendo uma ótima oportunidade especialmente para os freelancers.

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