O que é o Pinterest?
Uma plataforma de descoberta visual e compartilhamento de imagens e vídeos curtos. Os usuários encontram inspirações e criam pastas públicas ou privadas com diversas referências sobre assuntos do seu interesse.
Abarca também empresas com o desenvolvimento de novas funcionalidades para negócios, como a conta Business e as ferramentas de mensuração.
Os usuários encontram imagens e vídeos dos temas de preferência, por meio de palavras-chave na barra de pesquisa. É possível também salvar e criar pastas para organização dos conteúdos de interesse. As categorias disponíveis são diversas, entre elas: moda, viagens, empreendedorismo, decoração, alimentação, estudo, etc.
O aplicativo está disponível na versão para Web e nos dispositivos Android e iOS.
História do Pinterest
Foi lançado em 2010 e fundado por Ben Silbermann, Evan Sharp e Paul Sciarra. Iniciando como ferramenta para colecionar ideias interessantes em um só lugar.
Com o passar do tempo e respostas dos usuários, tornou-se uma rede social usada para buscar inspiração e referências dos mais variados temas. Aderindo ao seu principal lema: a descoberta visual.
O Pinterest conta na atualidade com mais de 498 milhões de usuários ativos mensais em todo o mundo.
Recursos da plataforma
Salvamento de imagens para sites
O botão de salvar imagens na plataforma pode-se encaminhar diretamente a seu site. Ele aparece em todas as imagens do site, para que os usuários cliquem e salvem diretamente suas pastas no Pinterest.
Rich Pins
Trazem informações ricas das imagens, que vão além do título, legenda e link que existem nos pins comuns. Por meio de “metadados” que são adicionados ao seu site ou e-commerce e validados com o Pinterest. O usuário que salva as imagens no Pinterest leva as informações dos metadados automaticamente para a plataforma.
Shop the look
Estimula as compras na plataforma. O usuário que deseje algum produto da imagem poderá clicar e será direcionado para o link de compra. Ao criar o pin para o shop look, deve-se clicar no ícone de etiqueta para marcar os produtos na imagem, adicionar o link de destino além de uma imagem do produto avulso.
Pincode
Trata-se de um código customizado que carrega informações sobre a rede social. Ao ser escaneado pelo aplicativo do Pinterest, o usuário será direcionado para o perfil ou pasta da sua marca. Os Pincodes estão disponíveis para contas pessoais e comerciais, podendo criar o código ao clicar sobre a sua foto de perfil e baixá-lo.
Pinterest Lens
Permite que busque na rede os objetos que encontra no mundo físico por meio da câmera. Basta mirar a câmera do aplicativo para o objeto, que irá mostrar as referências similares ao que está vendo.
Pinterest ADS
É possível patrocinar pins, em formato de imagem, vídeo, carrossel e aplicativo pin, além de definir o público-alvo e mensurar os resultados do investimento. As marcas podem aumentar o alcance do perfil ou gerar mais tráfego e conversões.
Como criar conta no Pinterest
- Baixe e acesse o aplicativo do Pinterest. Clique em “Inscreva-se”;
- Informe, em seguida: endereço de e-mail válido e toque em “Avançar”;
- Crie uma senha e selecione “Avançar”;
- Informe a sua idade e prossiga.
- Na próxima tela, o aplicativo perguntará qual o gênero. Tal informação, segundo a plataforma, ajuda a filtrar conteúdos mais relevantes para os usuários.
- Escolha o seu país ou região.
- Finalizando, o aplicativo exibirá categorias, entre as quais se selecionam pelo menos 5 palavras-chave que sejam do interesse.
- Finalize clicando em “Avançar”, no canto superior direito.
Curiosidades e público-alvo do Pinterest
- Gera mais tráfego para outros sites que o YouTube, LinkedIn e Google juntos!
- Foi classificado pela Time entre os 50 melhores sites do mundo em 2011;
- Quase 60% dos usuários são mulheres.
- 46 milhões de brasileiros utilizam o Pinterest (dado de 2023).
- O Brasil é o único país da América Latina com escritório do Pinterest.
Gostou desta rede social? A @action.lead está por lá, siga-nos!
Confira outros conteúdos sobre Redes Sociais em nosso Blog!