Escolher um domínio no Registro BR é uma etapa fundamental para estabelecer uma presença online eficaz.
O domínio escolhido não apenas serve como o endereço pelo qual os usuários encontrarão a plataforma na web, mas demonstra a identidade do próprio site.
Por isso, neste terceiro episódio detalharemos aspectos técnicos, estratégicos que garantam uma escolha bem-sucedida.
Importância da escolha do domínio no Registro Br
Ter um nome personalizado do seu negócio na internet facilita que as informações sejam melhor memorizadas e consequentemente possibilite ser encontrado pelos seus clientes (algo que enfatizamos em artigos anteriores). Por isso a URL deve ser intuitiva.
O domínio é o caminho pelo qual se chega a um conjunto de arquivos. É por aí que seu cliente te encontra. Eis então o motivo de se escolher um domínio adequado e exclusivo para a proteção da sua marca na internet.
Entretanto, mesmo que os domínios sejam únicos, é importante registrar variações em seu negócio, impedindo que outras empresas, inclusive as concorrentes, o façam.
Vejamos um exemplo:
Imagine que sua empresa não tenha uma grafia de fácil identificação, neste caso pode optar por letras onde o cliente facilmente pode encontrá-la, como exemplo, utilizando as letras z e s ou w e v, e nisto reservá-las com a compra do domínio.
Qual a consequência?
Mesmo que seu cliente digite errado a grafia do seu negócio, chegará até seu site. Existem milhares de empreendimentos na internet com o nome do próprio dono e com diversas variações de grafia, especialmente microempresas.
Fica a dica.
Regras e restrições do registro
É importante conhecê-las antecipadamente para evitar que fique testando possibilidades ou encontre dificuldades no processo para obter o registro.
Algumas destas regras são:
- Limites de caracteres — no registro de domínio, o endereço deve ter entre 2 e 26 caracteres;
- Números e hifens usados – o endereço não deve consistir apenas em números e hífens;
- O endereço não deve iniciar ou terminar com hífen;
- Válidos as letras de “a” a “z”, e números de “0” a “9”, o hífen, e seguintes letras acentuadas: à, á, â, ã, é, ê, í, ó, ô, õ, ú, ü, ç; porém, nem todos os servidores de e-mail suportam esta opção.
- Nomes de baixo calão não são permitidos;
*Vale a observação que alguns nomes em particular não possuem permissão de aplicação pelas regras do domínio. Elas estão no contrato de registro.
No que tange o uso impróprio da plataforma Registro BR, outras regras e restrições são impostas ao titular de CPF ou CNPJ:
- Inadimplência da primeira manutenção de qualquer domínio onde a nova solicitação será recusada;
- A quantidade de pedidos de nomes de domínios pendentes (tickets) varia entre 3 a 200 tickets, baseado no histórico de registros e pagamentos do titular;
- É permitido um limite de 3 a 200 novos registros ainda a se pagar, conforme o histórico de registros e pagamentos do titular.
Estratégias de escolha
Até chegar ao nome do domínio do site definitivo, possivelmente escreverá e apagará muitos outros, sendo um processo natural.
Por isso, a apuração ou pesquisa é a melhor dica para acertar em cheio. Assim, evita conflitos no posicionamento da marca e se livra de uma possível reclamação legal, em virtude da duplicação do termo.
Como citado anteriormente, uma estratégia é escolher um domínio simples e prático, ajudando seu cliente a memorizar facilmente. Neste mesmo raciocínio, o tamanho do seu domínio deve ser curto.
Outra estratégia é não usar números e nem caracteres especiais. Como, por exemplo: www.supl3mentos-loja.com.br
Outra ainda é usar palavras-chave do qual pode-se munir de algumas ferramentas como o Google Ads para melhor escolha e ajuda no tráfego do site.
Porém, deve-se valer também da criatividade, pois, existem centenas de opções de extensões, para segmentos comerciais, educacionais, governamentais e outras áreas a serem exploradas para destacar seu site.
Uma ótima opção é explorar as extensões de cidades brasileiras, como: .sampa.br para São Paulo e.rio.br para o Rio de Janeiro. Pode também usar algumas opções diferenciadas, como: .tech,. live, .life e .news.
Após este passo é só conferir se o domínio está disponível e se consegue registrá-lo. Feito, deve vinculá-lo a uma hospedagem.
Terminado o processo é só aguardar a propagação que dura em média de 24 horas. Essa propagação nada mais é que a transmissão das informações de seu domínio para toda a internet.
Registro do domínio
A primeira providência é acessar o site Registro Br e fazer o seu cadastro.
Verifique se o domínio está ou não registrado na aba de pesquisa. Estar disponível significa que sua empresa poderá obtê-lo.
Para o registro é necessário ter um CPF ou CNPJ (no caso de empresas estabelecidas no Brasil) e fornecer alguns dados pessoais, como nome, e-mail e endereço.
Para pessoas jurídicas, em algumas situações, como entidades governamentais e educacionais, é necessário apresentar outros documentos para realizar o registro, como:
ORG.BR – CGC/CNPJ e documentação que comprove a natureza da instituição não governamental sem fins lucrativos. Se a instituição for um consulado ou uma embaixada, a exigência do CGC/CNPJ para esse domínio não é requerida;
GOV.BR – CGC/CNPJ e comprovação de que a entidade pertence ao governo federal;
Depois destas dicas, já se sente preparado e confiante para escolher seu domínio?
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