Como Fazer a Gestão da Marca Pessoal?

A gestão da Marca Pessoal constrói uma presença impactante no mundo profissional. 

Envolve estratégias que moldam como és percebido, onde se destaca os conteúdos, a presença online e offline, os relacionamentos e o monitoramento.

Ao fazê-las de forma eficaz, fortalece a Marca Pessoal e alcança o almejado sucesso e consolidação.

Esse é o tema do último episódio da Série Marca Pessoal.

Criação de conteúdos estratégicos

De forma objetiva citamos os principais:

Artigos de blog – Escreva artigos relevantes relacionados ao seu campo de atuação com dicas práticas, análises de tendências e histórias pessoais relacionadas à sua experiência profissional.

Vídeos educativos – Crie vídeos que abordam temas específicos do seu nicho. Compartilhe tutoriais, entrevistas com especialistas, resumos de livros e vlogs mostrando o dia a dia de trabalho.

Podcasts – se tem a expertise, inicie um e discuta temas do seu interesse ou entreviste profissionais do seu segmento. É uma ótima estratégia de conteúdo e de fácil consumo dos seguidores.

Entrevistas e participações em eventos – se não quer criar um podcast, ao menos seja entrevistado em algum, ou até mesmo em blogs, ou programas relacionados ao seu nicho. 

Além disso, palestre em eventos, conferências ou workshops para compartilhar sua autoridade com uma audiência maior.

E-books – Desenvolva e-books gratuitos que ofereçam informações valiosas para o seu público-alvo. Compilando dicas práticas em passo a passo sobre um assunto específico da área de atuação.

Postagens nas redes sociais – Compartilhe conteúdos variados, sejam citações inspiradoras, links para artigos, atualizações sobre projetos ou eventos, fotos ou vídeos dos bastidores do seu trabalho.

Gestão de rede de relacionamentos

A gestão se inicia pela listagem e contém os colegas de trabalho, clientes, parceiros de negócios, mentores, influenciadores, entre outros. Visando a relevância e networking.

Um meio para que esta gestão seja feita de forma eficiente são as ferramentas de gerenciamento. E no mercado existe uma infinidade da qual podemos citar a boa e velha planilha do Excel, as plataformas de networking, e os aplicativos de CRM (Customer Relationship Management). Donde se pode registrar informações de nome, cargo, empresa, detalhes de contato e histórico de interações.

Nesta gestão deve haver a manutenção, isto quer dizer, se utilizar de e-mails personalizados, participação em eventos, agendamento de reuniões individuais, envio de mensagens de parabéns ou datas importantes, e ter um contato regularmente através das redes sociais.

A participação em fóruns online, em associações profissionais, grupos no LinkedIn, contribui para o fortalecimento e gestão deste relacionamento, além da oportunidade de você oferecer seus valores e conhecimentos no nicho de atuação.

Tendo o espírito empreendedor, é bom lembrar não esperar que as oportunidades de networking aparecerem. Esteja atento a eventos, conferências, workshops e outras oportunidades de conhecer novas pessoas e fortalecer seus relacionamentos.

Presença online e offline

A presença online permite o alcance global, independentemente da localização geográfica. É um dado significativo para ampliação da base de seguidores, clientes ou colaboradores.

Além disso, garante que sua Marca Pessoal seja sempre visível ao seu público-alvo. Sendo acessado em qualquer momento e lugar. Isso já é dado concreto, mas tem outro elemento: o acesso às informações.

As plataformas online oferecem informações sobre sua Marca Pessoal. Seu site, perfis de mídia social e outros canais online são fontes de informações relevantes sobre seu trabalho, experiência e valores. Isso é ótimo para seu marketing de conteúdo.

Ademais, o que dizer do engajamento?

Permite a conexão e interação direta. Ao compartilhar conteúdo, responder perguntas, participar de conversas e construir relacionamentos com seguidores, clientes e colegas de trabalho. Isso se dá por meio de blogs, vídeos, podcasts e outras formas de conteúdo online, aumentando a credibilidade e confiança na sua Marca Pessoal.

Já no offline é fundamental construir relacionamentos pessoais sólidos com colegas de trabalho, clientes, parceiros de negócios e outros profissionais. 

Nisto consiste a credibilidade e confiança que pode ser potencializada em alguns aspectos que já citamos no tópico gestão de relacionamento, como participar de eventos e palestras, apresentar-se como palestrante ou participar de painéis, sendo reconhecido como uma autoridade no ramo.

Uma ótima vantagem do offline é o feedback direto sobre seu trabalho e Marca Pessoal. Isso é valioso para identificar áreas de melhoria e ajuste na abordagem.

Monitoramento de indicadores de sucesso

O que deseja com sua Marca Pessoal?

Aumentar a visibilidade online? Ter autoridade no seu segmento? Atrair novos clientes? E quaisquer outras perguntas que farão parte do seu objetivo?

Tendo-as avaliadas e respondidas, o próximo passo é identificar o seu desempenho. Incluindo métricas como número de seguidores nas redes sociais, engajamento do público, tráfego no site, taxa de conversão, feedback dos clientes.

Neste processo algumas ferramentas irão te ajudar como Google Analytics, Insights do Facebook, Analytics do Instagram e outras plataformas específicas. Te oferecerão insights sobre o alcance, engajamento e conversão do seu conteúdo online.

Neste contexto se incluem as metas mensuráveis que deseja alcançar, o próprio acompanhamento do processo; seja semanal, mensalmente ou trimestralmente. A avaliação e aplicação da interpretação dos dados coletados para identificar padrões e tendências. Os ajustes necessários no processo, o recebimento dos feedbacks, e não menos importante, a celebração de cada conquista.

Seguir as etapas citadas e monitorar regularmente seus indicadores de sucesso, faz com que sua Marca Pessoal alcance o almejado sucesso e consolidação.

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