Comunicação Eficiente para a Marca Pessoal

Neste universo dinâmico que vivemos a Marca Pessoal é essencial. Estamos em constante comunicação, especialmente por meio de nossa imagem.

Entretanto, alguns passos são importantíssimos para alcançar a eficiência comunicativa e consolidação da marca. São eles que queremos te passar neste artigo.

Aproveite!

Clareza na mensagem pessoal

Para uma boa comunicação a mensagem deve ser simples e direta. Isto quer dizer, evitando jargões complicados ou linguagem técnica que confundam seu público-alvo. Uma mensagem simples é fácil de entender e memorizar.

E nela deve conter os benefícios a este público, do qual o mesmo deve ter relação com a Marca Pessoal. Isso pode incluir resultados alcançados, problemas resolvidos ou experiências enriquecedoras.

Tente incluir o apelo emocional. É uma técnica eficaz de comunicação, testada e comprovada na propaganda e no marketing digital. Nela a sua mensagem deve criar uma conexão profunda com o público-alvo. Podendo ser feito por meio de Storytelling, com sua história pessoal, compartilhando experiências relevantes ou demonstrando empatia com as necessidades do público.

Neste contexto não se deve esquecer da Chamada para Ação (CTA). Incentivando seu público a tomar uma ação específica, como entrar em contato, se inscrever em sua lista de e-mails ou visitar seu site.

Esses fundamentos simples, mas eficientes, criam uma mensagem clara e convincente que transmite atração a sua Marca Pessoal.

Entretanto, vale acrescentar dois aspectos importantes: o tom de voz e estilo da linguagem.

O tom de voz deve ser único, intrinsecamente ligado à identidade proposta pela marca, isto inclui: estilo da escrita e escolha das palavras. O estilo da linguagem, por sua vez, também refletirá a identidade da marca, por meio do humor, da formalidade ou informalidade, ou qualquer outra característica. 

Identidade visual para Marca Pessoal

Iniciando sempre pela escolha do logotipo. Ele será a representação visual principal da Marca Pessoal. Com isso está incluso o nome, iniciais, desenhos e símbolos. Sempre se atentando a simplicidade e fácil memorização.

Associado ao logotipo está o estilo das fontes. Devem ser legíveis e em diferentes formatos, ou seja, para computadores, smartphones, tablets etc.

Outro elemento são as cores. A escolha certa terá o poder de influenciar, seja emocional e psicologicamente, o público. 

Se utilize também de imagens e fotografias que reforcem sua identidade visual. Isso pode incluir fotos de você, do trabalho ou imagens que representem seus valores e interesses. Certifique que sejam de alta qualidade e alinhadas com a estética da Marca Pessoal.

Uma opção bacana é incluir elementos gráficos, texturas, padrões e estilos de ilustração usados nos materiais de marketing e comunicação. 

Por fim, certifique que o design seja responsivo. Em outras palavras, que seja adaptável a diferentes plataformas e dispositivos. Isso inclui o que já citamos: o logotipo em seus diversos tamanhos e fontes e as cores reproduzidas com precisão.

Uso eficaz das redes sociais

Por tudo que estamos abordando nesta série, a primeira e fundamental é ser autêntico. Esse deve ser seu norte nos conteúdos nas Redes Sociais.

Dito isso, publique conteúdo útil, informativo, inspirador ou de entretenimento que poderá se dar por dicas, insights do seu campo de atuação, histórias inspiradoras etc.

Contudo, quais outras “chaves” para identificar se a comunicação da Marca Pessoal está sendo eficiente?

Pelo engajamento do seu público! Então, responda aos comentários, mensagens diretas e interaja de forma ativa. Isso demonstra que os valoriza e se preocupa.

Lembre-se sempre que cada rede social possui características próprias e aqui estamos falando das principais: Instagram, Facebook, Threads, YouTube, Tik Tok, Twitter, Blog. Adapte sua linguagem conforme o público e plataforma em diferentes formatos, seja texto, imagens, vídeos, enquetes, stories, entre outros.

Analise as métricas com relação às postagens, campanhas, engajamento, número de seguidores, e pôr fim, a palavra de “ouro” do marketing digital: consistência. Mantenha a regularidade de postagens para o interesse e engajamento do público. Isso constrói confiança e lealdade. 

Feedback e ajustes

Encarar o feedback dos clientes para ajustes da Marca Pessoal é fundamental para o sucesso. 

Reconheça que cada cliente tem a própria perspectiva e experiência. Valorize a diversidade de opiniões e esteja disposto a considerar diferentes pontos de vista.

Atente as preocupações, sugestões e ideias. Faça perguntas para esclarecer e entender completamente as opiniões. Identifique padrões, tendências e áreas de melhoria. Avalie como o feedback se alinha aos objetivos e valores pessoais estabelecidos para a marca.

Agradeça-os por compartilharem este retorno, independentemente do aspecto positivo ou negativo. Demonstre gratidão e comprometimento em melhorar.

Sendo assim, o próximo passo é comunicar as mudanças e melhorias. Monitore o impacto delas e solicite feedback adicional para garantir que está no caminho certo.

E claro, mantenha sempre este canal de comunicação aberto e acessível a seu público. Seja por formulários de contato, pesquisas de satisfação, plataformas de mídia social ou linha direta com clientes. 

Quer uma comunicação eficiente? Entre em contato com a Action Lead!

Confira o último episódio da Série Marca Pessoal.

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