E-commerce 

O que é o E-commerce

E-commerce, dentre vários conceitos, é uma estratégia comercial e de marketing. Onde a empresa vende produtos ou serviços pela web.

Para se caracterizar e-commerce basta que a transação seja feita na internet, ou seja, que o cliente esteja online, visualize seu produto, e conclua a compra.

Dito isso, existem tipos de e-commerce, desafios aos que desejam se aviltar ao segmento, tendências e outros aspectos que compõem este universo. É sobre isso que abordaremos neste quinto episódio. 

História do E-commerce

Sua expansão se deu aproximadamente em 1970 nos Estados Unidos por meio de troca de arquivos de requisição de pedidos, de empresa para empresa.

Vale lembrar que ainda na década de 70 a internet não era tão difundida nos Estados Unidos. Era comum utilizar os antigos protocolos de acesso direto.

Anteriormente a 1970 surgiu um personagem imprescindível para o e-commerce que é Michael Olbrich (1941-2014) inventor de um aparelho chamado Videotex.

Aparelho semelhante ao um computador que permitia conexão entre outros computadores do tipo onde pessoas tinham a experiência de um tele shop. Isto quer dizer, fazer uma compra de um produto pertencente a uma loja física e a mesma loja entregava. Desta forma nascia o e-commerce

No Brasil o primeiro registro de e-commerce foi em 1996 e em 1999 com a vinda de grandes marcas como a Submarino, Mercado Livre, Buscapé, deu-se início a saga histórica no país.

Com a virada do milênio (2001) o e-commerce no Brasil teve um crescimento significativo, especialmente com a vinda da empresa aérea Gol que passou a vender passagens via internet, captando muitos consumidores. Podemos citar neste mesmo período a Netshoes que teve o mesmo objetivo no segmento esportivo.

Tipos de E-commerce

Quando tratamos de e-commerce pode-se dividi-los em inúmeros tipos, porém vamos elencar os mais conhecidos se baseando em pessoa física e jurídica.

B2B – é o comércio eletrônico onde a transação é feita por pessoas jurídicas. Tem por característica a ampliação dos prazos e valor de frete. Geralmente possuem boa capacidade de estoque. Contudo, alguns exemplos característicos são: plataformas de suprimentos industriais, software e serviços de tecnologia, equipamentos e suprimentos hospitalares, entre outros.

B2C – é o comércio entre pessoa jurídica (empresa) com consumidores (pessoa física). Se apresenta pelo conteúdo, ou seja, as especificações, informações e imagens do produto, para que o consumidor entenda as vantagens e benefícios e efetue a compra.

Este tipo de comércio se caracteriza também por empresas que possuem ou não loja física. Alguns exemplos de B2C são: Amazon, Walmart, Apple, Netflix.

C2C – o comércio de consumidor para consumidor. Geralmente é feito por meio de uma plataforma onde há divulgação dos produtos e a mesma faz a mediação das transações em troca de uma taxa cobrada dos vendedores. Alguns exemplos são: MercadoLivre, OLX, eBay.

C2B – se caracteriza pela troca de bens entre pessoa física e pessoa jurídica. Onde o consumidor publica em plataformas seus produtos e serviços para empresas interessadas em troca de pagamentos ou benefícios. Nesta ocasião citamos: Plataformas freelancers, programas de afiliados, leilões online, consultoria online

A base do E-commerce

Planejamento – traça os objetivos. Em termos mais concretos, o planejamento irá consistir em quatro perguntas: O que irá vender? Para quem irá vender? Quais serão seus fornecedores? Onde irá vender?

Estrutura – Inicialmente é recomendável construir uma estrutura mínima viável até para evitar prejuízos com mega estrutura. Em termos práticos pode-se utilizar: redes sociais, a própria loja virtual se necessário, e alguns marketplaces relevantes para cada produto.

Audiência – fazer a construção de um grupo de pessoas que irão te seguir, engajar, relacionar, se comprometer com sua marca, e frequentemente comprar e recomendar para outros clientes.

Vendas – irá construir ofertas conectadas aos seus produtos e  impactará seus clientes com as tais ofertas e realizará vendas diárias do negócio.

Atendimento – montagem de uma estrutura de atendimento pré e pós-venda para conduzir melhor os clientes que estão pesquisando o produto até a decisão de compra. O pós-venda servirá para deixar o cliente satisfeito e prepará-lo para uma segunda, terceira e quarta compra.

Desafios do E-commerce

O especial e principal desafio está na concorrência, pela abundância de lojas virtuais e a facilidade das compras online.

Entretanto, outros desafios são presentes como criar sites e aplicativos pesados que podem ser um empecilho para o consumidor concretizar a compra.

Podemos mencionar a sombra da desconfiança que ainda paira em centenas de consumidores que hesitam em comprar pela internet, especialmente por conta de possíveis golpes. 

Contudo, vale a empresa fornecer todas as informações do negócio, produto, e além de um campo para comentários e retornos para amenizar a desconfiança.

O atendimento entra neste desafio do e-commerce, do qual deve priorizar a excelência independentemente do tamanho do negócio. Seja um chatbot, atendimento virtual 24 horas, telefone para contato ou sessão de dúvidas frequentes. Visando sempre a comunicação ágil e eficiente.

Tão importante está a logística, pois quem compra on-line quer pressa em ter o produto. É essencial disponibilizar o rastreio de entrega, a opção de retirada da loja. 

Por fim, não descuidar da divulgação, pois, será o marketing que atrairá o cliente a fazer compras na internet. Nisto está inserido seu site, e suas contas nas redes sociais.

Então, irá abrir seu e-commerce?

Confira nosso sexto episódio da série e siga-nos nas redes sociais.

 

Gostou? Compartilhe!