O estudo de mercado aplicado à Marca Pessoal contém a mesma importância em relação a qualquer outro empreendimento.
Por meio dele que se dá o conhecimento do público-alvo e das aplicações das habilidades.
Com isso, nada melhor do que aplicar tais práticas de forma eficiente para almejar o objetivo principal: a consolidação da Marca Pessoal.
Este é o assunto do nosso terceiro episódio!
Análise do setor de atuação
Passa-se primeiramente pela escolha do setor que deseja atuar. Escolhido, a próxima etapa é avaliar os concorrentes e suas referências, ou seja, quais estratégias de Marca Pessoal utilizam? Como se posicionam? Quais conteúdos produzem? Como se relacionam com seu público?
Outro ponto importante é observar a quantidade de demanda do setor que escolheu. Aqui inclui as habilidades específicas exigidas, as tendências de consumo, os tipos de problemas a serem resolvidos, entre outros.
Existe um termo muito utilizado no marketing e potencializado no digital que é: proposta única de valor. É a identificação do porquê o seu público-alvo é único e valioso.
Isso pode ser alcançado se executar determinada habilidade específica condizente ao gosto deste público, seja por meio da sua própria experiência no segmento, da abordagem única que impacta seus clientes, e claro, os valores pessoais que estão ligados à sua Marca Pessoal.
Identificação do público-alvo e suas necessidades
Tendo autoconhecimento e ciente de suas habilidades – do qual tratamos no episódio 2 – chega o momento de se perguntar quem irá se beneficiar com elas? Quais áreas sou mais inclinadas e motivadas a ajudar as pessoas?
Partindo disso, o próximo passo é saber se já possui uma presença, seja online ou offline. Daí vem a parte prática: analisar quem são seus seguidores, quais estão mais engajados, suas características demográficas, interesses, necessidades, podendo-se utilizar plataformas como o Google Analytics.
Outro meio é a boa e velha pesquisa de mercado, focando no seu setor de atuação. E algumas premissas para isso são: análises de concorrentes, o próprio estudo do mercado, entrevista com clientes e seguidores.
Outra boa e velha estratégia é a criação da Persona, do qual deve-se criar perfis detalhados do público-alvo, que também pode conter informações demográficas, comportamentais, desafios, objetivos e outros elementos quaisquer.
As Redes Sociais são um meio excelente para identificação do público e suas necessidades. Nada como analisar os posts dos concorrentes e os respectivos comentários e discussões. Isso te dará um material valioso para adaptar a sua realidade.
Tendo estas e outras informações, desenvolva produtos, serviços ou conteúdo que atendam às necessidades e desejos do seu público-alvo. Concentre-se em fornecer soluções e valor genuíno para construir relacionamentos duradouros.
Estratégias para o posicionamento no mercado
Serviços com preços mais baixos que os concorrentes têm um nome técnico de Liderança de Custo. Que obviamente é atrair o público que valoriza o custo-benefício. É o caso, por exemplo, se for um consultor de marketing digital, oferecer um serviço mais barato visando atrair pequenos empreendedores para uma assistência profissional.
O que te diferencia dos seus concorrentes?
Esta é uma palavra (diferença) e pergunta fundamental para o sucesso da sua Marca Pessoal. Imaginemos que seja um designer gráfico especializado em ilustrações; e o que te diferencia é a personalização da sua arte. Clientes que buscam criatividade e exclusividades estarão à sua procura.
Adeque a sua estratégia à qualidade superior. Que no ambiente corporativo damos o nome de Liderança em Produtos e Serviços. Ou seja, seu produto é único em comparação a seus concorrentes. Vejamos um exemplo:
Um chef de cozinha que ficou conhecido por utilizar técnicas inovadoras e o uso de ingredientes locais e orgânicos. Tais técnicas o destacou e o tornou líder em qualidade e excelência culinária, atraindo clientes que valorizam uma experiência gastronômica excepcional e exótica.
O que dizer da estratégia consolidada de nome: atendimento?
Envolve colocar o cliente no centro de todas as atividades e decisões de negócios, priorizando o atendimento às suas necessidades e expectativas. Sendo por quaisquer meios de comunicação: redes sociais, e-mail, telefone, streaming etc. E por fim, nunca deixar de inovar em suas estratégias, se munindo da ajuda da tecnologia.
Diante destes estudos do mercado aplicado à Marca Pessoal, deve se ter em mente que és o “embaixador” de sua empresa, por traduzir os valores que seu público-alvo acredita, com estratégia e fundamento.
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Não deixe de conferir o episódio 4 da Série Marcas.