Facebook

O que é o Facebook?

O Facebook se mantém na liderança atualmente como a maior rede social, contando com mais de 3 bilhões de usuários. 

Vigente desde 2003, ao longo dos anos conquistou a adesão e simpatia para se conectar com outras pessoas e realizar buscas rápidas de informações, além de funcionar como espécie de centralizador de contatos.

E desta incrível rede social que vamos conversar.

História do Facebook

Mark Zuckerberg, em 2004, em seu dormitório rodeado de amigos, criou o Facemash. A ideia era avaliar ou comparar fotos dos colegas, decidindo quem era o mais atraente.  

Meses depois, com os amigos, Dustin Moskovitz, Chris Hughes e o brasileiro Eduardo Saverin fomentaram a ideia de aperfeiçoar o Facemash, chamando-o agora de TheFacebook.

O lançamento foi em 4 de fevereiro de 2004, e o TheFacebook conquistou os estudantes há época e tornou-se extremamente popular.

Em setembro de 2006, a rede social havia sido rebatizada, ganhando o nome que conhecemos hoje, além de se tornar disponível para qualquer pessoa interessada em criar uma conta. Bastava ter 13 anos (ou mais) e um endereço de e-mail válido.

Em 2011, a rede social se tornou o maior servidor de fotos do planeta, com mais de 350 milhões de usuários acessando a plataforma pelo celular. E atualmente chegou à marca de 3 bilhões de usuários.

Características da rede social

A primeira é a sua liderança com a rede social com maior número de usuários no mundo, chegando “na casa” dos 3 bilhões.

Nela cria-se perfis pessoais ou Fan Page que é uma página específica para empresas; marcas, blogs e outros empreendimentos. Outras características então na interação via Messenger (chat), o compartilhamento, curtidas e as diversas reações com emojis, são um grande atrativo.

Outro elemento muito forte que agrada aos usuários é a criação de grupos na plataforma baseados em interesses e necessidades.

 

Recursos do Facebook

Perfil particular – é possível personalizar de diversas formas. O básico consiste no nome, foto, cidade natal, local de trabalho, histórico educacional entre outras opções. Podendo optar em deixar seu perfil público (visualização de todos), privado ou oculto a determinada quantidade de pessoas.

Contato com amigos – é o bom e velho adicionar. Podendo-se pesquisar no canto superior esquerdo da plataforma e adicionar amigos e conhecidos em todo o mundo. Diferentemente da Fan Page onde se adicionam fãs que irão curtir, seguir e interagir com a página.

Fan Page – é exclusiva para empresas, marcas e outros empreendimentos. Que se utilizam da plataforma para fortalecer a imagem do negócio e conquistar fãs que queiram fazer parte de uma comunidade com a qual o seu empreendimento se relaciona. Daí o sentido de “fã” para os seguidores deste tipo de página.

Feed – é a página principal do seu perfil, onde será visualizado pelos amigos, do qual visualiza outros perfis. Nela são contidas as publicações, páginas e grupos que segue. Por isso, role o feed!

Messenger (chat) – é o meio mais prático que a plataforma proporciona aos seus usuários se comunicarem. Seja com seus amigos ou pessoas cadastradas na rede. Nele enviam-se mensagens de texto, vídeos, fotos, emojis, GIFs, links, áudios, arquivos, localizações, vídeo chamada, chamada de voz.

Curtidas – o bom e já velho conhecido botão que contribui para acompanhar as atualizações e novidades postadas e demonstrar sua aprovação ou desaprovação. Com variados tipos de reações incorporadas ao longo dos anos pela plataforma, seja pelo botão “amei”, “raiva”, “haha”, “triste” entre outros.

Compartilhar conteúdo – o maior meio de interação da plataforma. Do qual se dividem opiniões, informações, novidades, notícias, fotos, vídeos entre outros. Pode-se também compartilhar a integração com o Instagram. Sendo ainda possível marcar amigos, indicar localização, adicionar atividades, atualização de status.

Stories – da mesma forma como no Instagram, permite-se o compartilhamento de conta pessoal ou empresarial por meio de fotos e vídeos com duração de 24 horas.

Lives – são transmissões ao vivo cujo objetivo é alavancar engajamento e interação. Seja por contas pessoais ou não. Acessível a smartphones ou computador.

Eventos – é uma ótima opção para quem deseja organizar e divulgar uma festa, reunião ou qualquer tipo de atividade. Podendo optar pela criação de eventos públicos ou privados, presencial ou online. Além da oportunidade de acompanhar a lista de usuários interessados no evento.

Grupos – um recurso que fornece a união de pessoas que possuem os mesmos interesses para discussões, criação de temas e compartilhamento de experiências. 

Anúncios – traz a possibilidade de criar anúncios pagos para atingir públicos específicos, os tornando mais interessantes para os que visualizarem. Baseado em gênero, idade, localidade, interesses, conexões, etc.

Ferramentas

Business Suite – gerenciamento de contas empresariais do Facebook e Instagram. Monitoram-se métricas, afloramento de idéias, publicações, comentários, anúncios.

Creator Studio – permite criar, editar, organizar, programar publicações, seja do próprio Facebook como também do Instagram.

Marketplace – possibilidade de compra e venda de qualquer tipo de produto entre os usuários.

Pay – permite o pagamento com integrações com outras redes como Instagram, WhatsApp, Messenger, e pelas variadas formas de pagamentos como cartão de crédito, Paypal, Pix.

Watch – plataforma de vídeos do Facebook, da qual também pode-se fazer lives.

Business Manager – diferente do business suite, reúne os ativos de marcas que uma empresa/agência atende. Visualizando e gerenciando as contas de anúncios de Facebook, Instagram, WhatsApp e Messenger.  Onde o foco é exclusivamente nos anúncios.

Público-alvo do Facebook

A métrica da plataforma é que 28,4% dos usuários têm entre 25 e 34 anos. Enquanto 79% dos usuários do Facebook Messenger, por exemplo, têm entre 30 e 49 anos.

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