Landing Page

O que é Landing Page?

Landing Page, conhecida também como página de captura, tem por objetivo a conversão do usuário do site em lead, ou seja, futuro comprador ou ajudá-los a realizar determinada ação.

Outro elemento que as caracteriza é ter apenas um CTA (Chamada para ação), para justamente não causar distrações no visitante.

Estes e outros componentes abordaremos neste penúltimo episódio da série Sites.

Diferença de Landing Page e One Page

A Landing Page tem o foco direto na conversão. Os visitantes são normalmente atraídos por download de livros, músicas e outros produtos. Tendo também o aspecto do preenchimento de dados para o acesso ao produto e serviço desejado.

No caso da One Page – que já abordamos aqui no blog – as informações são condensadas também numa única página, porém o foco é a objetividade do conteúdo, ou seja, por meio de um layout que promove a rolagem fluída da página, demonstrando vagarosamente o conteúdo a partir do momento que o visitante navega.

Quais objetivos de uma Landing Page para uma empresa?

Vamos aprofundar o que de certa forma foi mencionado nos tópicos anteriores. Os objetivos que estas páginas oferecem para as empresas é tornar o visitante em cliente. Por este motivo é conhecida também como página de captura ou conversão. 

Portanto, irá direcionar todo o tráfego para a página de destino, segmentar ofertas para o público específico, diminuirá o custo de aquisição de cliente, irá promover o lead score, que em outras palavras representa visitantes com maior potencial de compra. Mas não para por aí!

Irá também coletar informações demográficas de potenciais clientes, fornecerá dados aos clientes mais engajados, trará dados para abastecer outros canais de marketing, além das ideias para aplicar a outras campanhas com as informações coletadas.

Tipos de Landing Page

Tudo depende do objetivo do marketing, do público-alvo, da oferta específica promovida. Dito isso, citamos os tipos comuns:

Landing Page de Captura de Leads – é o tipo de página mais comum, nela o marketing é feito por meio de promoção, oferecimento de preenchimento de dados, e produtos como E-books, Whitepapers, visando recursos comuns para captação de leads.

Landing Page de Vendas – o objetivo é exibir os produtos por meio de depoimentos, vídeos, citações e CTAs visando a concretização da compra do visitante. É importante nestas páginas a boa utilização da escassez e copy.

Landing Pages de Cancelamento de Assinatura – caso um cliente queira cancelar um produto comprado, esta página serve como meio. Portanto, é comum e estratégico que as empresas se utilizem de artifícios, incluindo o bom humor para manter o cliente valioso. Estes meios podem ser amostras de incentivos, descontos, programa de vantagens e personalização.

Landing Page Click – Through – detalha as ofertas para induzir o visitante a clicar e ser direcionado para a página de conversão. É comum este tipo de página ser o intermádio entre o anúncio e a Loja Virtual.

Squeeze Landing Pages – tem por características ser curtas, com poucas imagens e textos. Geralmente oferecem e-books e outros tipos de download, além de agendamentos para serviços, consultas ou eventos online. 

Conteúdo persuasivo e copywriting

Ambos são sinônimos e desempenham papel crucial em uma landing page. Porém, tudo em marketing digital é teste e ajuste, contudo alguns elementos para o conteúdo são essenciais:

Público-Alvo – Antes de escrever é crucial entender o seu público-alvo. Quais desejos, necessidades, dores e aspirações. 

Imaginemos que esteja promovendo um curso online para mães ocupadas, seu copywriting pode começar assim: “Mães, sabemos o quão desafiador pode ser equilibrar a maternidade com uma carreira. Nosso curso foi projetado especialmente para você…”

Abordar os recursos e destacar benefícios – Os visitantes querem saber como sua oferta irá beneficiá-los. Concentre-se nos benefícios que eles obterão.

Pode-se listar as características do produto, como um aspirador de pó, usando este exemplo: “Economize tempo e esforço com nosso aspirador de pó de última geração, para desfrutar um lar limpo e sem trabalho árduo.”

Linguagem persuasiva – A linguagem persuasiva deve conectar profundamente os visitantes. Use palavras que evocam emoções e descrevam os benefícios de forma patente. Como: “Sinta-se revitalizada com nosso programa de saúde e bem-estar. Diga adeus ao estresse e à fadiga, e abrace uma vida cheia de energia e vitalidade.”

Prova social – Depoimentos de clientes satisfeitos, avaliações ou números impressionantes ajudam a construir confiança, como: “Mais de 10.000 clientes satisfeitos já transformaram suas vidas com nossos produtos. Veja o que eles têm a dizer…”

Urgência – Use frases que incentivam a ação imediata, como ofertas por tempo limitado, descontos especiais ou edições limitadas; a exemplo desta: “Esta oferta exclusiva de 24 horas expira em breve. Não perca a chance de economizar!”

CTAs persuasivos – Seus CTAs devem ser diretos e criar um senso de urgência. Exemplo: “Reserve seu lugar agora!” ou “Garanta sua cópia hoje mesmo!”

 

SEO para Landing Pages

Ao criar uma Landing Page com base nas técnicas de SEO é garantia de otimização nos mecanismos de busca, especialmente no Google para “brigar” por destaque nas primeiras páginas ou posições. Para atingir esta finalidade está:

Escolha das palavras-chave – deve se basear no foco da landing page apresentando um volume de busca menor e captar visitantes mais qualificados.

Conteúdo – como abordado no tópico anterior, o conteúdo é o centro e deve como as palavras-chave estar adequado aos buscadores. Neste tipo de página é recomendável que o conteúdo não seja extenso, e sim, sucinto e objetivo.

Links – caso tenha um blog que fale de landing page, pode fazer um link para dentro deste conteúdo. Se, por outro lado, quiser gerar cliques, disponibiliza links e insira nos posts com o intuito das pessoas visitarem a landing pages.

Carregamento rápido – é um critério de predileção do Google para alavancar nas pesquisas e o encontro dos usuários. Pois, se o site demora muito para carregar, o usuário fecha-o e parte para outro. Pois, no marketing, cada segundo conta para prender atenção.

 

Gostou das características incríveis de uma landing page? 

Este foi nosso penúltimo episódio, o último da série é sobre EAD, confira agora e siga a Action Lead nas redes sociais.

 

 

 

 

 

Gostou? Compartilhe!