Marca figurativa identifica-se por desenhos, imagens, ideogramas, ou formas fantasiosas de algarismos, ou letras. Ou seja, sem nenhum elemento nominal, como na Marca Nominativa.
O registro constará apenas tais símbolos do qual valerá a sua proteção. E automaticamente é o mais fácil a ser identificado pelos consumidores e, ao mesmo tempo, menos frequente no banco de registro do INPI em comparação a nominativa e mista.
Vamos conhecer um pouco esta incrível modalidade que figura tantas marcas famosas.
Importância da Marca Figurativa
Identidade Visual Distinta – imaginemos uma marca que possui um design que combina formas geométricas, cores vibrantes como vermelho e amarelo. Essa identidade a torna facilmente reconhecível pelo consumidor, mesmo diante das variedades no mercado.
Atração dos clientes – sendo facilmente reconhecida pelos consumidores, causa atração e torna-se uma imagem de modernidade, confiança, inovação e tecnologia.
Credibilidade – tendo a marca seu design geométrico como citamos, ao longo do tempo passa-se uma imagem de credibilidade e confiança. Pois, o logotipo se associa a qualidade da marca que influencia na decisão de compra dos consumidores.
Competitividade – tendo uma marca figurativa única é o pontapé inicial para competir num mercado cada vez mais acirrado. Como dissemos, isso será fundamental para captar a atenção dos consumidores num mercado onde várias marcas também disputam o mesmo público.
Registro de Marca Figurativa
Como nas marcas nominativas, o processo pode ser lento por todos os aspectos burocráticos envolvidos no INPI. Sendo recomendável (caso não tenha expertise) ajuda de um especialista credenciado.
Dito isso, um aspecto importante a enfatizar no registro são as letras e números. Conforme a Lei de Propriedade Industrial de número 9.279/96 em seu artigo 124, consta que não são registráveis letras, algarismos, datas isoladas, salvo quando estas forem elaboradas de formas distintas.
Isto quer dizer que o símbolo que escolher para a sua marca deve ser personalizado, único, e automaticamente se diferenciando dos já registrados.
O processo de registro é semelhante às demais modalidades de marcas, porém, com um diferencial; esta deve estar relacionado ao estilo da fonte, cores e design dos símbolos. Exigindo que se registre a marca exatamente como é, pois, qualquer alteração futura exigirá novamente um novo registro.
No aspecto prático o registro segue algumas diretrizes:
- Formato do arquivo;
- Tamanho mínimo;
- Resoluções;
- Cores usadas;
- outros documentos.
Além da verificação da disponibilidade, taxas e acompanhamento do pedido.
Estratégias de posicionamento
Posicionar-se é ser lembrado, percebido pelos seus clientes. Tendo este posicionamento correto garantirá também que os consumidores voltarão mais vezes comprar de ti.
Portanto, as tradicionais perguntas que nunca saem de moda são essenciais como: qual o meu público? Quais suas necessidades e preferências? Qual a minha proposta de valor? Quais meus diferenciais? Como quero que minha marca seja reconhecida no mercado?
Diante de tais questionamentos entra a parte prática que inicia com a pesquisa para uma análise do público e concorrência.
Logo após vem a definição dos valores que irá influenciar nas decisões estratégicas até a montagem da equipe, sendo eles bem delimitados.
Citamos também o diferencial; que deve estar fundamentado, enraizado na autenticidade, verdade. Donde cada um dos produtos e serviços devem incorporar tais valores, externando nas campanhas, ações e nas expectativas que se reserva ao público.
Por fim, está a consistência e ajuste, onde deve-se estar atento às novidades e notícias do mercado em conjunto com os valores agregados a cada produto. Pois, a constância e o ajuste são necessários, porque o consumidor está em constante movimento.
Tudo isso resultará no aumento da visibilidade, na ampliação da percepção dos seus clientes, no reconhecimento da marca no mercado, e claro, no aumento de vendas.
Casos de sucesso
Lacoste – possui o famoso desenho do Jacaré, do qual se identifica rapidamente quando se trata de uma peça confeccionada pela empresa de René Lacoste
McDonald ‘s – em meio a uma infinidade de marcas de restaurantes, avistar uma gigante letra M amarela formada por uma fonte inconfundível automaticamente sabemos se tratar do Mc Donald’ s.
Apple – quando vemos um lado de uma maçã mordida em smartphones, computadores, notebooks, laptops, dispositivos de sons, automaticamente sabemos que se trata da gigante da tecnologia de Steve Jobs, a Apple.
Mercedes-Benz – O logotipo da Mercedes-Benz apresenta uma estrela de três pontas, simbolizando a dominância da marca sobre terra, mar e ar.
Google – O logotipo da Google é uma marca figurativa que evoluiu ao longo do tempo. A atual versão incorpora letras coloridas estilizadas, transmitindo a inovação e a diversidade dos serviços oferecidos pela empresa.
Amazon – O logotipo da Amazon apresenta um sorriso estilizado que se assemelha a uma seta que vai da letra A a Z, simbolizando a variedade e a amplitude dos produtos disponíveis na plataforma.
Fale a verdade, é interessante estes aspectos da Marca Figurativa, não é mesmo?
Tenho certeza de que achará ainda mais o quarto episódio sobre a Marca Mista.
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