Marca Mista

A marca Mista combina as características da marca nominativa e figurativa. Contudo, tem-se uma variedade enorme de combinações, como: nome com desenho, nome com imagem… e por aí vai.

As empresas que adotam marcas mistas reforçam sua identificação com o público, como no caso da Adidas e Petrobrás.

Podem ser reconhecidas apenas pelo nome, desde que estejam estilizadas, com uma grafia fantasiosa, diferente das fontes usuais na escrita, como na marca Coca-Cola e Sadia.

Isto e muito mais vamos abordar em nosso quarto episódio da série Marcas

Elementos visuais e textuais

Lorem ipsum dolor sit

No aspecto visual está o logotipo ou ícone que representa a parte gráfica da marca, podendo ser símbolo, imagem, ilustração, ou o logotipo propriamente. Os símbolos complementam o logotipo principal fornecendo mais contexto e detalhes para a marca.

A paleta de cores entra neste aspecto como base da identidade da marca associando valores e emoções específicas. Do mesmo modo, as formas e linhas presentes nos logotipos e ícones transmitem mensagens subconscientes, como estabilidade, movimento e inovação.

No aspecto textual a marca pode ser o nome da empresa, produto ou serviço. Utilizando-se de uma fonte tipográfica que além de representar o nome da marca, transmite estilo, personalidade e legibilidade.

A fonte escolhida entra noutro elemento que é o estilo do texto, ou seja, negrito, itálico, sublinhado, ou outros efeitos.

O tamanho do texto conta muito em relação aos outros elementos visuais para o aspecto de legibilidade e hierarquia visual. E como incremento final está o espaçamento e alinhamento garantindo uma apresentação visualmente equilibrada.

Branding para Marca Mista

Existem alguns componentes essenciais para a estratégia desta modalidade de marca que contribuem para o sucesso a longo prazo.

Consistência – se dá no aspecto onde todas as mensagens passadas pela empresa têm de ser coesas e com os valores da marca, seja um post nas redes sociais, e-mail, vídeos, etc. Tendo a consistência baseado nesta coesão a marca é reconhecida.

Impressão – é sinônimo de emoção, e a melhor forma de causar boa impressão aos clientes é fazê-los ter um pertencimento. Mas pertencer ao quê? A marca, os produtos, ao convívio de outros clientes que compram o produto. Isso se aplica na criação de comunidades, na resolução dos problemas, fazê-lo sentir como membro da família da empresa. Ou seja, estar envolvido neste arcabouço emocional. 

Comunicação, funcionários e clientes – os funcionários da empresa devem representar a marca frente aos clientes. Sendo divertidos, simpáticos, atenciosos, por meio de engajamento, especialmente nas redes sociais.

Fidelidade – se os funcionários já fizeram o trabalho de engajar os clientes e estes comentam, testemunham sobre a experiência com a marca, é o momento de fidelizar. E isso pode ocorrer por um simples agradecimento; podendo também se utilizar de cartas personalizadas, brindes especiais e outros meios de fidelização.

Exemplos de Marcas Mistas

Chanel – grife de moda francesa e de luxo, combina seu logo das duas letras “C” sobrepostas, com o sobrenome da fundadora, Coco Chanel, como nome da marca.

Natura – empresa de cosméticos fundada no Brasil, combina um elemento visual com o nome da marca.

Nestlé – empresa do setor de alimentos e bebidas, fundada na Suíça, é outro bom exemplo de marca mista.

Nike – gigante do vestuário internacional, tem o seu famoso logo categorizado como marca mista, combinando letras e elementos visuais.

Registro

A marca mista terá o logotipo e o nome protegido num só registro no INPI. Só há exceção quando o nome é anotado junto ao registro indicando alguma restrição.

Para registrar uma marca mista, o investimento é o mesmo de uma marca nominativa. Assim como em outros tipos de registro, qualquer pessoa física ou jurídica que exerça uma atividade legal pode solicitar o registro de marca mista.

Ao registrá-la precisará utilizá-la da mesma forma como foi registrada, ou seja, utilizar o conjunto de nome e imagem. Os elementos separados não estarão protegidos.  Outra atenção é em caso de alteração do logotipo, será preciso fazer outro registro de marca mista para garantir a proteção.



Dicas para Logotipo de Marca Mista

Como toda a criação pode ser algo trabalhoso e complexo, não difere da elaboração de um logotipo. Porém, alguns elementos devem compor o logo:

  • Transmissão do que é a empresa, produtos ou serviços;
  • Simplicidade;
  • Fácil memorização;
  • Distintivo (não ser de uso comum)
  • Cores que representam o negócio;
  • Aplicável e legível em diversas mídias e plataformas digitais;
  • Ter fácil reprodução;
  • se diferenciar da concorrência.

Então, já se sente preparado para criar sua marca mista? Em caso de dúvidas não hesite em voltar aqui. Confira nosso último episódio da Série Marcas.

E siga-nos nas Redes Sociais.

Gostou? Compartilhe!