Marca Pessoal: O Mapeamento das Habilidades 

A Marca Pessoal exige um constante trabalho para o sucesso e consolidação. Ter um mapeamento das habilidades é um meio para ajudá-lo nesta finalidade.

Já parou e pensou quantas habilidades possui? Quais delas são necessárias para o sucesso da marca? E após adquiri-las, como mantê-las e aprimorá-las?

Perguntas que te responderemos neste mapeamento de habilidades fornecido nas próximas linhas; com o único objetivo: o sucesso e consolidação da sua Marca Pessoal.

Boa leitura!

Autoconhecimento

É a base sobre a qual se pode construir uma marca pessoal forte e autêntica. Como isso ocorre?

Por meio da compreensão dos valores que acredita, análise sincera de seus pontos fortes e fracos.

Essa compreensão inicia-se pela verdade, ou seja, pela autenticidade. Através das perguntas: quem eu sou? O que me motiva? Quais os meus objetivos de vida?

Conseguindo respondê-las e transmitir em mensagem central para sua Marca Pessoal, é inevitável que seu público se identifique de imediato. Pois, vale lembrar que todos nós consciente ou inconscientemente, a todo momento, buscamos a verdade.

Evidentemente neste contexto está a identificação das habilidades-chave, que, por assim dizer, serão as ações práticas. E elas serão aplicadas a partir deste momento reflexivo do autoconhecimento. Porém, algumas ações podem ser incrementadas no mapeamento das habilidades:

Storytelling é uma ferramenta poderosa – como citamos em nosso primeiro episódio – e saber contar uma boa história, conecta pessoas. Isso pode consistir em abordar aspectos da rotina profissional e a própria jornada pessoal de vida. Acredite, será uma estratégia infalível!

Caso ainda tenha dúvidas de certos elementos que devem compor sua Marca Pessoal, uma boa estratégia é solicitar feedback, seja por meio de amigos, mentores e familiares. Optando por esta estratégia está subentendido que estará aberto a críticas construtivas que pode ajudá-lo em seu desenvolvimento.

Desenvolvimento constante

O mapeamento das habilidades para a consolidação de sua Marca Pessoal, passa-se pelo desenvolvimento constante. E desenvolvimento constante é investir em si, do qual podemos sugerir em primeiro lugar o conhecimento do mercado ou do ambiente de trabalho.

Ou seja, conheça os concorrentes, avalie cada oportunidade das gamas de carreiras existentes no nicho que irá atuar, invista em habilidade e competências; seja via cursos, seminários, leituras…, e tenha sempre um bloco de notas, para descrever os pontos fracos e fortes de cada ação neste desenvolvimento.

Outro elemento é as Redes Sociais, mas não somente no foco do conteúdo oferecido, mas primeiramente no design. Se atente a isso, pois grande parte do conteúdo é visual. Isto quer dizer, mantenha um padrão visual confortável das postagens, avalie a paleta de cores condizente com sua proposta de valor, isso ajudará na identificação forte que almeja.

Contudo, vale ressaltar que se tratando de Marca Pessoal, onde cada uma tem uma personalidade específica; saiba escolher a Rede Social adequada a seu perfil. Cada uma tem seu público específico, então, opte por aquela que tem mais afinidade e que se relaciona com seu projeto.

Instagram, ideal para fotos, Reels, Story. Conteúdos mais densos como texto, um Blog ou Site. Se gosta de enfatizar suas opiniões, Facebook e Twitter é uma boa; gosta de se expressar por trás das telas, YouTube é a opção, e por aí vai.

Avaliação periódica

Qualquer empreendimento é ciente desta sentença, e não será diferente quando o assunto é Marca Pessoal.

De todas as ações que pode exercer é viável estabelecer de tempos em tempos avaliações periódicas.

Seja revisando seus objetivos iniciais, se alcançaram ou não o que foi proposto, seja a autenticidade que se propôs a enfatizar, se a mesma se conecta com o público.

Neste combo, por que não avaliar a qualidade dos posts, a atualização dos conteúdos, a revisão de métricas. Até mesmo, refazer seu plano de marketing pessoal, ter uma interação intensa com seus usuários ouvindo feedback, entre outros aspectos que podem entrar na avaliação periódica.

Em suma, deu para entender que será um trabalho constante. Esse é o preço de quem deseja possuir uma Marca pessoal de sucesso e que esse mapeamento das habilidades seja um guia.

Confira o episódio 3 da nossa série! Siga a Action Lead nas Redes Sociais.

Gostou? Compartilhe!