A marca tridimensional é específica em suas características, abrangendo a originalidade nas embalagens dos produtos, no tange ao formato e design tornando-as também específicas.
O grande proveito de quem opta pela marca tridimensional é que certamente se diferenciam da concorrência.
Se ainda ficou nebuloso as características dessa modalidade, ao longo do artigo daremos exemplos e mais definições. Aproveite e boa leitura!
Características de Marca Tridimensional
A sua forma compreende as dimensões de altura, largura e profundidade dos produtos.
Ela se difere do desenho industrial que invariavelmente causa certa confusão em muita gente. A diferenciação consta no INPI.
Mas a título de esclarecimento, o desenho industrial se caracteriza pelo ornamento de determinado objeto do qual está inserido linhas e cores.
Ou seja, prioriza o novo e original com o agravante de não pode ser divulgado, comercializado, como acontece com a marca tridimensional. Este é o fator decisivo que diferencia ambos no momento do registro.
Pedido irregistrável
O sinal tridimensional será registrado quando constituir uma forma particular não funcional e não habitual do produto, do seu acondicionamento ou serviço a que se destine. Por exemplo:
Forma plástica – formato do objeto em suas três dimensões (dimensões, largura, profundidade), no que tange a configuração e constituição física.
Forma necessária do produto ou do acondicionamento – aquela inerente à própria natureza do objeto, sem a qual é impossível produzi-lo.
Vamos deixar as coisas mais claras!
Bola de futebol – ao tentar registrar um produto qualquer com este nome seria inválido o registro, pois o produto teria que ser no formato esférico.
Pneu – ao tentar registrar qualquer produto com o nome pneu seria inválido o registro, já que o formato circular é necessário.
Já no aspecto de Forma comum ou vulgar do produto ou acondicionamento, mesmo que a função seja típica do produto e habitualmente utilizada por diversos fabricantes em seu segmento de mercado, pode acarretar o não registro, por exemplo:
Garrafa Pet – Ao tentar registrar um produto como garrafas não entrará no aspecto tridimensional da marca, já que a forma cilíndrica das garrafas pet é comum para o acondicionamento de bebidas.
Caixas para alimentos e bebidas – da mesma forma ao tentar registrar o produto como este nome, será invalidado, pois, o formato paralelepípedo das caixas de alimentos e bebidas é comum para acondicionar laticínios e outros alimentos.
Outro aspecto é a forma que não pode ser dissociada do efeito técnico. Que deve estar intrinsecamente relacionada a uma função técnica e funcionamento do objeto ou auxiliar do seu desempenho. Por exemplo:
Borrifador – este produto de limpeza seria irregistrável na modalidade tridimensional porque seu bico borrifador é essencial para o funcionamento do produto, enquanto as ondulações do gargalo auxiliam o desempenho, proporcionando melhor encaixe à mão.
Exemplos de Marcas Tridimensionais bem-sucedidas
De toda esta explicação até agora alguns exemplos de marcas desta modalidade deixarão ainda mais claro o que aprendeu até aqui:
Yakult – famosa pelo seu leite fermentado, é um exemplo de marca tridimensional, onde associamos a marca à sua embalagem.
Toblerone – a marca de chocolates suíços é famosa em todo mundo pelo seu sabor e pelo formato de tetraedros, a marca registrada do produto.
Batom – O chocolate possui o formato característico de cilindro, que combina com a proposta do seu nome. Portanto, nenhum outro chocolate pode ser vendido nesse formato graças ao registro de marca tridimensional da empresa.
Dove – o seu sabonete tem um formato único, característico da marca, e registrado para diferenciá-lo dos demais concorrentes.
Caixa do McLanche Feliz – refeição da rede McDonald ‘s destinada às crianças, é uma marca tridimensional: usa-se arcos dourados, símbolos da empresa, como a alça da caixa que carrega o lanche.
Hershey ‘s Kisses – marca americana de chocolates e doces Hershey, famosa pela sua forma de gota e que não pode ser copiada na indústria.
Nota
Ao saber que sua marca tridimensional está apta para o registro após estas informações, siga estes passos:
- pagamento da GRU, a Guia de Recolhimento da União;
- envio dos documentos solicitados pelo INPI;
- aguardar a análise do pedido de registro.
Sendo deferida, a sua marca já conta com a proteção do INPI para marcas tridimensionais!
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Até a próxima!