Marca Tridimensional

 

A marca tridimensional é específica em suas características, abrangendo a originalidade nas embalagens dos produtos, no tange ao formato e design tornando-as também específicas.

O grande proveito de quem opta pela marca tridimensional é que certamente se diferenciam da concorrência.

Se ainda ficou nebuloso as características dessa modalidade, ao longo do artigo daremos exemplos e mais definições. Aproveite e boa leitura!

Características de Marca Tridimensional

A sua forma compreende as dimensões de altura, largura e profundidade dos produtos.

Ela se difere do desenho industrial que invariavelmente causa certa confusão em muita gente. A diferenciação consta no INPI

Mas a título de esclarecimento, o desenho industrial se caracteriza pelo ornamento de determinado objeto do qual está inserido linhas e cores.

Ou seja, prioriza o novo e original com o agravante de não pode ser divulgado, comercializado, como acontece com a marca tridimensional. Este é o fator decisivo que diferencia ambos no momento do registro.

Pedido irregistrável

O sinal tridimensional será registrado quando constituir uma forma particular não funcional e não habitual do produto, do seu acondicionamento ou serviço a que se destine. Por exemplo:

Forma plástica – formato do objeto em suas três dimensões (dimensões, largura, profundidade), no que tange a configuração e constituição física.

Forma necessária do produto ou do acondicionamento – aquela inerente à própria natureza do objeto, sem a qual é impossível produzi-lo.

Vamos deixar as coisas mais claras!

Bola de futebol – ao tentar registrar um produto qualquer com este nome seria inválido o registro, pois o produto teria que ser no formato esférico.

Pneu – ao tentar registrar qualquer produto com o nome pneu seria inválido o registro, já que o formato circular é necessário.

Já no aspecto de Forma comum ou vulgar do produto ou acondicionamento, mesmo que a função seja típica do produto e habitualmente utilizada por diversos fabricantes em seu segmento de mercado, pode acarretar o não registro, por exemplo:

Garrafa Pet – Ao tentar registrar um produto como garrafas não entrará no aspecto tridimensional da marca, já que a forma cilíndrica das garrafas pet é comum para o acondicionamento de bebidas.

Caixas para alimentos e bebidas – da mesma forma ao tentar registrar o produto como este nome, será invalidado, pois, o formato paralelepípedo das caixas de alimentos e bebidas é comum para acondicionar laticínios e outros alimentos.

Outro aspecto é a forma que não pode ser dissociada do efeito técnico.  Que deve estar intrinsecamente relacionada a uma função técnica e funcionamento do objeto ou auxiliar do seu desempenho. Por exemplo:

Borrifador – este produto de limpeza seria irregistrável na modalidade tridimensional porque seu bico borrifador é essencial para o funcionamento do produto, enquanto as ondulações do gargalo auxiliam o desempenho, proporcionando melhor encaixe à mão.

 

 

Exemplos de Marcas Tridimensionais bem-sucedidas

De toda esta explicação até agora alguns exemplos de marcas desta modalidade deixarão ainda mais claro o que aprendeu até aqui:

 

Yakult – famosa pelo seu leite fermentado, é um exemplo de marca tridimensional, onde associamos a marca à sua embalagem.

Toblerone – a marca de chocolates suíços é famosa em todo mundo pelo seu sabor e pelo formato de tetraedros, a marca registrada do produto.

Batom – O chocolate possui o formato característico de cilindro, que combina com a proposta do seu nome. Portanto, nenhum outro chocolate pode ser vendido nesse formato graças ao registro de marca tridimensional da empresa.

Dove – o seu sabonete tem um formato único, característico da marca, e registrado para diferenciá-lo dos demais concorrentes.

Caixa do McLanche Feliz – refeição da rede McDonald ‘s destinada às crianças, é uma marca tridimensional: usa-se arcos dourados, símbolos da empresa, como a alça da caixa que carrega o lanche.

Hershey ‘s Kisses – marca americana de chocolates e doces Hershey, famosa pela sua forma de gota e que não pode ser copiada na indústria. 

Nota

Ao saber que sua marca tridimensional está apta para o registro após estas informações, siga estes passos:

  1. pagamento da GRU, a Guia de Recolhimento da União;
  2. envio dos documentos solicitados pelo INPI;
  3. aguardar a análise do pedido de registro.

Sendo deferida, a sua marca já conta com a proteção do INPI para marcas tridimensionais!

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Até a próxima!

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