One Page

O que é uma One Page?

One Page é “Uma Página” em tradução direta. Este tipo de site visa compilar todo conteúdo nesta única página, com artifícios de agilidade e dinamismo. 

Possui uma navegação suave, seções distintas, design responsivo, rápido carregamento e visual atraente.

Projetos com portfólio pessoal, pequenos negócios, eventos, campanhas promocionais, fazem do One Page a escolha ideal. 

Portanto, vamos esmiuçar mais características desta excelente ferramenta ao longo deste nosso sexto episódio da série Sites.

Características de uma One Page

Como citado na introdução, uma de suas características é a navegação suave, ou seja, a rolagem. Ao acessar o site, seja clicando nos links do menu ou botões, o visitante é encaminhado direto as seções relevantes da página com uma rolagem fluída.

Neste quesito a página possui tópicos específicos que podem incluir: “Sobre nós”, “Portfólio”, “Depoimentos”, “Contatos” e outros desejáveis.

Englobado neste contexto está o design responsivo e moderno do qual falaremos mais detidamente adiante, o conteúdo enxuto e direto, que visa além de dinamismo a interação a conversão de clientes.

Tais conversões promovem o envolvimento do usuário. A One Page chama atenção aos seus produtos e serviços disponíveis, promovendo um controle sobre as próprias buscas fazendo o usuário permanecer mais tempo na página.

É um site responsivo, e esta informação demonstra que é apto a todos os aplicativos, especialmente a versão mobile. Eis um fator vantajoso que garante aumento de vendas, partindo do princípio que a maioria dos usuários da internet optam por comprar pelo celular.

Entretanto, a One Page se caracteriza também pelo uso comum, como portfólio pessoal, utilizado por designers, artistas, fotógrafos, freelancers, como divulgação do trabalho.

Existem os currículos online, onde candidatos a empregos criam uma One Page para utilizar de forma interativa destacando habilidades, experiências e informações.

Cita-se também os lançamentos de produtos, onde empresas se utilizam da One Page para se promover e vender; apresentando os benefícios, recursos e opções de compra. Como exemplo, a Volkswagen ao criar uma Página Única para anunciar o lançamento do “NOVO PASSAT”.

Vantagens da One Page

São simples e diretos, o que facilita a compreensão do conteúdo por meio do usuário onde as informações estarão dispostas em uma única página.

Outra vantagem está no carregamento rápido devido a sua simples estrutura. Este fator é crucial para a ótima experiência que o usuário fará ao acessar o site e a contribuição para uma boa posição nos mecanismos de busca.

Entre as principais vantagens está a alta taxa de conversão, pois sua simplicidade tão mencionada, fornece às campanhas de marketing o direcionamento dos visitantes a uma ação específica, como: compra, preenchimento de formulário, inscrição em lista de e-mail, entre outros.

Além das citadas, podemos mencionar a fácil manutenção, necessitando apenas de uma simples atualização da página central. Existe a economia de tempo e dinheiro. A redução de pontos de abandono, ou seja, os visitantes não necessitam clicar em vários links para encontrar as informações, reduzindo a taxa de rejeição e automaticamente permanecendo por mais tempo na página.

Design e Layout

Alguns elementos-chave contribuem para um design impactante. Porém, vale ressaltar que o design e layout do site deve ser adaptado a cada projeto específico:

Cabeçalho atraente – é a primeira seção do qual os visitantes irão ver, por este motivo a mesma deve ser cativante e chamativa. Incluindo um título conciso que transmite a mensagem central do site. Imagem ou vídeo de destaque e CTA como, os conhecidos “Saiba Mais” ou “Inscreva-se”.

Tipografia legível – ou seja, uma fonte legível para os textos. Ao mesmo tempo, fazer variações do tamanho da fonte e o estilo para enfatizar elementos importantes ao longo da página.

Visual atraente – utilização de imagens de alta qualidade, ícones e gráficos importantes para uso da ilustração dos conteúdos. Deve-se também incluir vídeos explicativos ou depoimentos em vídeo

Cores – as paletas de cores devem ser coesas com o objetivo do conteúdo do site ou identidade da marca. A palavra aqui é equilíbrio, entre cores de destaques e de fundo para garantir a legibilidade.

CTAs estratégicos – a posição dos botões para chamada para ação deve estar em locais estratégicos das páginas, como mencionamos na questão do cabeçalho. Mas, não somente, e sim após a apresentação de um produto ou serviço.

Os rodapés também merecem atenção especial e devem incluir informações de contato, links para redes sociais e outros links importantes. É interessante adicionar um link de “Volta ao topo” no rodapé para facilitar a navegação.

 

Exemplos de One Page

Café Frida – esta charmosa cafeteria francesa contém um design elegante na One Page com animações em florais, contrastando em cores com o seu produto principal que é o café.

Every Last Drop – o foco desta One Page é contar histórias. A Every Last Drop é uma iniciativa britânica que tem por objetivo divulgar ações nobres e projetos educacionais, que em questão estão relacionados ao desperdício de água.

We Aint’t Plastic – possui um layout minimalista. Ao acessar o site, o visitante se depara com uma enorme imagem que ocupa toda a tela, tendo os textos abaixo a cada rolagem. Ótima opção para quem preza por mais simplicidade.

94 Photography – é um portfólio de fotógrafos com uma variedade de imagens. Para que as imagens e informações se mantenham numa única página, o visitante ao clicar vê-las ampliadas sem redirecionar a outras páginas do site.

 

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