Site EAD

O que é EAD?

EAD é Ensino à Distância, eis a significação da sigla. Ocorrendo no ambiente virtual. 

Tem por característica a interação comum entre professor e aluno semelhante ao ambiente físico, com inclusão de atividades e avaliações. Do qual o aluno tem por especial objetivo organizar sua rotina de estudos com flexibilidade de horários.

Quando falamos de EAD na atualidade, existem diversas modalidades que vão desde graduação a cursos livres com alto crescimento e novas tendências.

Este é o assunto deste nosso último episódio da série Sites. 

Modalidades de EAD

As modalidades vão desde cursos superiores a cursos livres, do quais destacamos as principais:

Graduação – são formações de ensino superior. Possuem a mesma carga horária dos cursos presenciais (salvo exceções) apresentando adaptações necessárias dependendo do curso. Tendo o diploma a mesma validade do curso presencial.

Técnico – são mais curtos e objetivos, tendo sua duração média entre um a dois anos. Aqui o estudante procura qualificação rápida para adentrar no mercado de trabalho. Donde sua conclusão se dá por meio de certificado.

Livres – Possuem carga horária reduzida citada na Lei 9394/96 no que se refere a educação profissional do qual aborda:

“Art. 42. As instituições de educação profissional e tecnológica, além dos seus cursos regulares, oferecerão cursos especiais, abertos à comunidade, condicionada a matrícula à capacidade de aproveitamento e não necessariamente ao nível de escolaridade”.

Extensão – possui duração maior que os cursos livres. É recorrente a alunos que desejam fazer uma especialização da graduação.

Preparatórios – para estudantes que desejam prestar vestibular ou concurso público. Costumam possuir muita demanda devido sua flexibilidade e praticidade.

Certificação – são cursos para a qualificação de profissionais. Devido à realidade do mercado de trabalho atual, centenas de empresas contratam profissionais munidos de algum tipo de certificado, como, por exemplo: tecnologia, marketing, etc.

Corporativos – cursos para treinamentos dos funcionários de uma empresa, visando sua capacitação, para atender as normas e processos da mesma.

Tecnologias e plataformas

Novas tecnologias e plataformas contribuem para que os conteúdos sejam acessados rapidamente e com muita interatividade. Este é um dos segredos do sucesso EAD que dos quais se pode destacar:

Vídeo- aulas – são aulas gravadas, tendo o aluno a vantagem de acessá-las quando quiser. São recheadas de apresentações, imagens, sons e interatividade do qual a figura mediadora é o professor.

Videoconferência – esta tecnologia permite a comunicação aluno e professor no formato bidirecional e se dá normalmente por meio de computador e atualmente algumas plataformas disponibilizam o acesso via celular. Sendo toda essa comunicação em tempo real.

Chats e Fóruns – é onde os alunos esclarecem suas dúvidas diretamente com os professores e promovem discussões em grupo. Esta tecnologia permite que as conversas fiquem arquivadas no histórico para o acesso dos alunos.

Bibliotecas Virtuais – característico das faculdades que oferecem aos alunos durante 24 horas do dia e 7 dias da semana, acesso ao acervo digital da biblioteca. Sendo possível baixar os conteúdos e consultar gratuitamente.

 

Vantagens e desafios do EAD

Esta modalidade de ensino ganha espaço e reconhecimento. Contudo, algumas vantagens cruciais confirmam esta tese:

Flexibilidade de horários – pode-se considerar a principal vantagem. Pois, o aluno tem a liberdade de escolher quando, como e onde assistir às aulas. Num mundo onde se deve conciliar família, trabalho e estudo, o EAD se torna a modalidade preferível.

Custo baixo – quando se trata de economizar a vantagem é gigantesca. Pois, por motivos óbvios, o aluno não está obrigado a se locomover até um campus de universidade ou sala de uma escola. Logo, a economia com transporte, alimentação… se faz vantajoso.

Reconhecimento – quando falamos de reconhecimento atribuímos exclusivamente ao mercado de trabalho. Com a evolução tecnológica as empresas passaram a “olhar com outros olhos” os estudantes de EAD, pelas mudanças sociais que o mundo digital provocou, do qual podemos citar o trabalho remoto.

Protagonismo – o aluno se educa na modalidade EAD. Ele que possui o papel ativo; determina seus horários, revê as aulas quantas vezes precisar, pesquisa materiais, utiliza métodos próprios.

Crescimento e tendências

Dados divulgados pelo Inep e Ministério da Educação mostram que de 2011 a 2021 os cursos EAD aumentaram em 470%. Sendo que em 2020 o número de matrículas foi mais expressivo. E ganhou destaque durante a pandemia e se consolidou após o término.

O Inep ainda afirma que para o ano de 2023 existe a possibilidade de um crescimento favorável.

Dito isso, a tendência do EAD é se tornar ainda mais popular pelo fácil acesso que as pessoas têm hoje à educação por meio da internet. Isto traz uma reflexão a professores e educadores a se adequarem ao modelo e dominarem as tecnologias e plataformas.

Por fim, o EAD soluciona um dos problemas do mundo moderno: a conciliação de trabalho, estudo e família. Dando a oportunidade a milhares de pessoas se especializarem e crescerem profissionalmente no tempo e hora que preferirem. Isto traz autonomia, isto gera educação, isto é o EAD.

Curtiu nossa Série Sites?

Ainda não acabou, confira o primeiro episódio da série de Marcas e aprenda se destacar online.

Siga a Action Lead nas redes sociais.



 

 

 

Gostou? Compartilhe!