Tik Tok

O que é o Tik Tok?

Umas das mais populares redes sociais da atualidade e concorrente direta do Instagram com a função de compartilhamento de vídeos curtos com uma gama de recursos de edição; passando por filtros, áudios, legendas, músicas, GIFs, entre outros.

Pertencente ao grupo Byte Dance, hoje conta com mais 1 bilhão de usuários, sendo especialmente preterida pelos adolescentes e jovens e, quiçá, adultos que almejam interesses comerciais pelo seu potencial de viralização.

É desta incrível rede social que vamos conversar. 

Uma história de sucesso

Nascida em 2014 primeiramente com o nome de Musical. Iy tendo como objetivo a postagem de vídeos com dublagens de músicas.

Três anos depois a plataforma foi comprada – pela atual detentora – o grupo chinês Byte Dance, modificando o nome para Tik Tok, do qual iniciou uma estratégia de expansão internacional. 

Já em 2019 iniciou seu sucesso, o qual é concretizado hoje, tendo mais de 750 milhões de downloads. E conta atualmente com mais de 1 bilhão de usuários e 3 bilhões de downloads.

A plataforma possui como principal concorrente o Instagram, tendo como alvo uma de suas principais ferramentas, o Reels. Porém, outros concorrentes entram neste combo, como o Youtube com seu Youtube Shorts, o aplicativo Kwai e até mesmo o Google com o seu Tangi com vídeos de 60 segundos. 

Como parte integrante desta história,  na pandemia de Coronavírus, milhares de pessoas foram demitidas em todo o mundo. No Brasil, especialmente, muitos viram o TikTok como meio para auxiliar na arrecadação de dinheiro para comprar itens básicos, como água e gás, enquanto não encontravam trabalho, como também, promover seus negócios. 

 

Pertencente ao grupo Byte Dance, hoje conta com mais 1 bilhão de usuários, sendo especialmente preterida pelos adolescentes e jovens e, quiçá, adultos que almejam interesses comerciais pelo seu potencial de viralização.

É desta incrível rede social que vamos conversar. 

Como funciona o Tik Tok?

A rede social tem como principal característica o compartilhamento de vídeos curtos de 15 segundos a 3 minutos, onde o conteúdo é diversificado indo desde danças, músicas, vendas, dublagens entre outros. 

A funcionalidade passa do acesso que os usuários têm à biblioteca, músicas, efeitos, filtros, frases a serem adicionadas aos vídeos, além de poder adicionar os próprios sons. Estes atributos têm como meta viralizar; seja uma ideia, uma venda ou quaisquer outros fins.

Entre estes recursos está o “Costura” que permite emendar clipes para modificar o final do vídeo original; os “Duetos” onde usuários interagem com vídeos já gravados; além de pesquisas por categorias.

No algoritmo da plataforma, na aba “Para Você” ou FYP leva-se em conta a quantidade de interações que correspondem a curtidas e comentários dos vídeos publicados. Acrescentando temas de interesse, seja por meio de legendas, hashtag, idioma do usuário, configurações de parentesco, clipes relacionados, etc.

Uma plataforma poderosa para as Marcas

Uma das grandes vantagens do Tik Tok, especialmente para Marcas e Empreendimentos, é participar dos Trends da plataforma. Onde se alinham as estratégias de marketing conforme os temas. Aumenta o reconhecimento do negócio.

Outro aspecto fundamental e de grande interesse é a possibilidade de viralizar na plataforma. Isso se dá pelo grande número de visualizações dos vídeos postados. Podendo atrair potenciais clientes para o negócio.

Podemos elencar ainda a oportunidade de aproximação do negócio com o público-alvo por meio da característica irreverência da plataforma que facilita a interação estratégica para encantar os clientes.

Para impulsionar a divulgação do negócio estão as campanhas de marketing na plataforma por meio dos vídeos do qual o conteúdo induz as pessoas a praticarem uma ação.

Público-alvo do Tik Tok

Para usuários com 13 anos ou mais. 66% dos usuários têm menos de 30 anos. Entre os ativos, 60% têm entre 16 e 24 anos. Contudo, crianças e jovens produzem e consomem a maioria dos conteúdos publicados na plataforma.

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Outro aspecto fundamental e de grande interesse é a possibilidade de viralizar na plataforma. Isso se dá pelo grande número de visualizações dos vídeos postados. Podendo atrair potenciais clientes para o negócio.

Podemos elencar ainda a oportunidade de aproximação do negócio com o público-alvo por meio da característica irreverência da plataforma que facilita a interação estratégica para encantar os clientes.

Para impulsionar a divulgação do negócio estão as campanhas de marketing na plataforma por meio dos vídeos do qual o conteúdo induz as pessoas a praticarem uma ação.

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