Vantagens de ter um Domínio

A vantagem de ter um domínio no Registro BR essencialmente é pela definição da identidade de uma empresa na internet. Nisto se refere às páginas corporativas com a extensão “.br”.

Porém, domínio como: “org.br”, “gov.br”, “edu.br”, etc; entram neste combo.

Isto configura a principal vantagem a empresas, instituições e organizações, do qual usarão estratégias para serem localizadas e atrair seu público.

Este e outros detalhes que vamos abordar neste segundo episódio da série sobre o Registro Br.

1. Vantagens para empresas no exterior

Como dito no artigo que é o Registro Br, a plataforma não oferece registros internacionais. 

Entretanto, empresas com filiais pelo mundo possuem milhares de páginas personalizadas em cada uma destas localidades. 

Neste quesito o domínio.br pode ser utilizado como alternativa. Isto quer dizer, que cada empresa no exterior poderá manter um site exclusivo para o Brasil, com produtos dedicados a este público sem alterar os conteúdos das páginas principais.

Vejamos, por exemplo, o caso da Amazon que em cada localidade do mundo possui sites nos próprios idiomas. E no caso do Brasil mantém o domínio.br.

2. Identidade da empresa na internet

A representação da presença online, é uma das grandes vantagens para empresas por serem percebidas e procuradas pelo seu público alvo.
Mas podemos esticar este resumo e acrescentar a credibilidade e profissionalismo que cada empresa adota ao obter um domínio próprio invés de genérico ou gratuito. Isso exerce uma atitude de maior respeito por parte do consumidor na relação com a marca, facilitando a memorização. Sendo essencialmente importante nas estratégias de marketing. 

3. Localização e atração do público nas estratégias de marketing digital

Esta é uma ferramenta poderosa nas estratégias de marketing digital, pois ajuda a localizar e atrair o público-alvo de forma eficaz. 

Ao usar uma extensão geográfica, por exemplo, as empresas se beneficiam de várias maneiras para o aumento da visibilidade, conexão e relevância com o público.

Imagine uma loja de roupas online chamada “modabrasileira.com.br“. O uso do “.br” no domínio imediatamente indica aos usuários que a loja é baseada no Brasil e oferece moda brasileira. Isso atrai um público que procura roupas que reflitam a cultura e o estilo da região ou país.

Do mesmo modo, um restaurante que deseje fazer uma adaptação cultural, ao oferecer comidas típicas brasileiras, pode escolher o domínio “saborbrasileiro.com.br“. Isso não apenas localiza o público, mas também sugere que o restaurante oferece sabores autênticos da culinária brasileira, o que atrai amantes da gastronomia local.

Aplicando uma estratégia de SEO, um site de turismo chamado “destinosincriveis.com.br” tem uma melhor chance de se destacar nos resultados de busca quando alguém procura por “destinos incríveis no Brasil”. 

Entendeu?

Tais exemplos ilustram como a identidade “.br” pode ser usada estrategicamente para localizar e atrair o público nas estratégias de marketing digital.

4. Vantagens no ranqueamento de SEO de seu site

Os mecanismos de busca consideram diversos fatores para a relevância e posição de um site nos resultados de pesquisa. O domínio é um desses. O uso da extensão “.br” pode ser benéfico para otimizar o SEO para o seu público.

Vamos para um exemplo:

Um estúdio de yoga em São Paulo que escolhe o domínio “yogasaopaulo.com.br” tem mais chances de se destacar em pesquisas específicas, como “aulas de yoga em São Paulo”, em comparação com sites sem a extensão “.br”. 

Parece óbvio, não é?

A competição local é muitas vezes menos intensa do que a competição global, o que significa que o site pode ter uma classificação mais alta nos resultados de pesquisa.

Vejamos outro exemplo.

Uma agência de viagens especializada em pacotes turísticos no Rio de Janeiro pode usar o domínio “pacotesturisticosRJ.com.br“. 

Isso ajuda a evitar ambiguidades e garante que os mecanismos de busca compreendam que o site está vinculado a pacotes turísticos no Rio de Janeiro, o que é mais relevante para os usuários interessados nesse destino específico.

Ficou claro?!

O domínio no Registro BR pode promover o ranqueamento de SEO ao indicar claramente a relevância geográfica do site, como indicamos nos dois exemplos acima. 

O que resulta numa classificação mais alta e visibilidade ampliada para os usuários interessados em informações e serviços específicos no Brasil.

5. Personalização de e-mail e outras ferramentas

Como o próprio nome diz, a primeira vantagem é a personalização do e-mail conforme a identidade da empresa, como, por exemplo:

Domínio Genérico: marketing@gmail.com

Domínio Próprio: contato@actionlead.com.br

Essa personalização gera profissionalismo e fortalece a marca. Outra vantagem é o controle total sobre os endereços de e-mail, podendo criar diferentes contas de diferentes departamentos ou equipes da empresa, como na ilustração a seguir:

Administração: adm@actionlead.com.br

Contato: contato@actionlead.com.br

Marketing: mkt@actionlead.com.br

Isso melhora a organização interna e ajuda a direcionar as consultas e solicitações para as pessoas certas.

Outras ferramentas que se podem munir desta personalização são os provedores de hospedagem de domínio oferecem uma variedade de ferramentas e recursos. 

Por exemplo, ter acesso a serviços de hospedagem de site, construtores de sites, armazenamento em nuvem e muito mais. Essas ferramentas sob o mesmo domínio unifica e simplifica a gestão e fortalece a presença online.

Gostou do nosso segundo episódio e está ciente das vantagens em ter um domínio no Registro Br?

Espero que sim! Clique aqui e veja nosso terceiro episódio da série Registro Br. 

Gostou? Compartilhe!