Definição de Marca

Definição de Marca

A marca identifica, distingue o produto ou serviço influenciando como será percebida pelos consumidores agregando valor naquilo que faz. Sendo assim, o consumidor consegue distingui-la. Eis então o poder de estabelecer uma relação emocional.

Na atualidade as marcas visam uma comunicação eficiente por meio de diversas opções tecnológicas, como a recente Inteligência Artificial. 

Todo e qualquer negócio que almeja visualização, ser reconhecido, procurado, deve estar no ambiente digital. Além de interagir, prover informações e estar atento às necessidades dos clientes.

Eis os objetivos das modalidades nominativa, figurativa, mistas e tridimensional que farão o conjunto da nossa série Marcas; iniciando hoje o primeiro episódio com a definição de uma marca.

Boa leitura!

História e evolução das marcas

Na antiguidade, escultores, pintores, artesãos, tecelões tinham o hábito de registar, assinar, seus trabalhos sob o pretexto de se diferenciarem dos demais artistas. Isto se dava por meio de selos, siglas e símbolos.

Já no século XI as marcas individuais se tornaram obrigatórias, exercendo um vínculo entre fabricante e consumidor, garantindo a qualidade do produto e o direito do consumidor reclamar caso a mercadoria não fosse compatível ao comprado.

No século XIX surgiram as Leis de Marcas de Mercadorias na Inglaterra (1862), a lei Federal da Marca do Comércio nos Estados Unidos (1870) e a Lei de Proteção de Marcas na Alemanha, fazendo surgir os primeiros cartazes publicitários e catálogos de compra.

Chegado no século XX, cooperativas, órgãos oficiais, grupos econômicos, foram incentivados a criarem própria marca e divulgarem.

Elementos que constituem uma marca
  1. Nome da Marca – é o elemento central e por motivos óbvios. Pois, a identificação é o reconhecimento dos consumidores. Ter um fácil pronunciamento, fácil memorização, alinhamento com os valores da marca é fundamental. Assim, cria-se uma conexão emocional com o público, facilitando o reconhecimento da marca em meio a concorrência.
  2. Logotipo – é a identidade visual, representada por um símbolo ou ícone. Como o nome, o logotipo deve ser de fácil identificação e reconhecível. Além da versatilidade de ser aplicado em diferentes estratégias de marketing, como sites, embalagens, anúncios e redes sociais.
  3. Slogan – uma frase de impacto que comunica a personalidade da marca e seus benefícios. A escolha certa fortalece a mensagem da marca e é constantemente lembrada pelos consumidores.
  4. Design e Cores – uma ótima escolha da cor impacta diretamente na percepção do público. Pois, as cores evocam diferentes emoções e sentimentos. Já o design, fortalece todas as representações visuais, que vão desde embalagem ao layout do site.
  5. Valor – é onde comunica os benefícios e vantagens que a marca oferece em termos de qualidade, inovação, preço, atendimento ao cliente. Tornando-a valiosa.  
Gestão da marca

Tem por objetivo solidificar a identidade da empresa frente ao público. Baseado em estratégias de marketing que inclui sentimentos e emoções a qualquer pessoa que se relaciona com o negócio.

Feita de forma eficiente, fortalece e mantém a relação entre cliente e marca; tornando o aspecto estratégico e operacional os principais pilares do processo.

Na estratégia define-se a identidade visual, tom de voz, posicionamento e elementos da marca.

Já na operação, é a parte prática de todos os conceitos definidos na estratégia, em outras palavras, é a “mão na massa”.  

Registro da marca

Pode ser registrada no INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial – garantindo ao proprietário o uso exclusivo por dez anos no território brasileiro e no segmento de atuação.

Este registro deve conter a clara visualização, entretanto, sinais sonoros, olfativos e gustativos não contam para o registro. No registro a marca pode ser o nome da empresa ou negócio. 

Vale ressaltar que empresas ou associações de quaisquer portes podem ter marcas. Nelas os produtos, serviços ou projetos, podem ter marcas e para o registro no INPI não sendo necessário advogado.

Porém, é necessário o acompanhamento do processo e o acerto da modalidade de registro da marca para não perder dinheiro.

Por fim, num mundo conectado é quase impossível haver nomes inéditos, e se for inédito deve garantir a segurança do seu produto ou serviço. Portanto, se usar uma marca que há um dono pode sofrer processo e despesas, então, planeje.

Experiência do consumidor

A internet mudou como os consumidores se relacionam com a marca. Exigindo das empresas estratégias inovadoras para manter e conquistar a lealdade.

Neste contexto está a qualidade dos produtos ou serviço, onde a alta qualidade contribui para uma experiência positiva. Da mesma forma, o atendimento ao cliente, deve promover a interação de funcionários e consumidores para moldar a percepção destes em relação à marca.

Outro ponto está na facilidade e acesso, ou seja, quanto mais fácil for ao consumidor usar e encontrar os produtos e serviços, melhor a experiência. 

Em relação à personalização, vale uma ênfase; adaptar cada oferta com base nas preferências do seu consumidor é o estabelecimento da confiança. E confiança é tudo num negócio. Por fim, toda a comunicação neste processo deve ser clara e transparente. 

Creio que com a leitura deste artigo obteve uma visão geral do que é uma marca. Agora é só escolher a modalidade compatível com seu negócio. Pois, é o que vamos abordar nesta série, do qual já pode conferir o nosso segundo episódio.

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